A etiqueta do mundo dos negócios

Negócios, cultura e etiqueta empresarial

Você sabia que sorrir apenas por educação é visto como sinal de falsidade na Rússia? Ou que você deve pegar a comida apenas com a mão direita num almoço profissional na Índia?
Se você pretende fazer networking ou fechar negócios com estrangeiros, é bom dominar o básico sobre a etiqueta empresarial fora do Brasil.
Negócios, cultura, etiqueta, mundo, networking, estrangeiros, etiqueta empresarial, roupas formais, comunicação profissional, reunião, mão direita, business etiquette

CANADÁ
Em encontros de negócios, os canadenses costumam se vestir formalmente e chamar os participantes pelo primeiro nome.
Antes de reuniões, não é comum conversar sobre outros assuntos. Interromper quem está falando também garante olhares de reprovação.

ESTADOS UNIDOS
Como os canadenses, os norte-americanos não gostam de tratar parceiros de negócios pelo sobrenome. Lá, Mark Zuckerberg, o criador do Facebook, por exemplo, não seria chamado de Mr. Zuckerberg, mas apenas de Mark.
Além disso, há relativa flexibilidade quando o assunto é a formalidade das roupas. Numa reunião, é preciso evitar interrupções, mas há um certo espaço para falar sobre amenidades antes de começar a negociação.

ÍNDIA
Além do aperto de mão, é habitual cumprimentar a outra pessoa com o “namastê”, aquele típico cumprimento indiano feito com as mãos unidas.
A deferência e o respeito também são necessários na hora de entregar o cartão de visitas.
Em almoços e jantares de negócios, a etiqueta manda pegar a comida apenas com a mão direita.

JAPÃO
Como na Índia, a regra é entregar o seu cartão profissional com suavidade e gentileza – uma característica também presente no aperto de mão japonês.
O código de vestimenta é sempre formal e o estilo de comunicação tende a ser indireto.
Enquanto uma pessoa fala, interrupções não são permitidas.
Negócios, cultura, etiqueta, mundo, networking, estrangeiros, etiqueta empresarial, roupas formais, comunicação profissional, reunião, mão direita, business etiquette

ALEMANHA
Alemães costumam ser extremamente diretos em sua comunicação profissional, até o ponto de “assustarem” os latinos com sua objetividade.
Se a reunião tem um programa, é preciso segui-lo à risca. As formas de tratamento e as roupas são sempre formais.

FRANÇA
Em situações profissionais, franceses se tratam pelo sobrenome e adotam um código de vestimenta formal.
Não é habitual conversar sobre assuntos mais leves antes de uma reunião: o esperado é que você vá direto ao ponto. Por outro lado, interromper uma pessoa que está falando não é considerado falta de educação.

ESPANHA
A preferência nacional é por apertos de mão fortes e roupas formais.
Além disso, o estilo de comunicação do espanhol é menos direto do que o de outros europeus.
É perfeitamente natural conversar sobre amenidades e fugir da pauta original das reuniões.

RÚSSIA
Sorrir em situações sociais, por educação, é visto como sinal de falsidade pelos russos.
O cumprimento típico é um aperto de mão forte.
É preciso tratar parceiros de negócios pelo sobrenome e ir direto ao ponto nas reuniões.
O código de vestimenta é sempre formal.
Negócios, cultura, etiqueta, mundo, networking, estrangeiros, etiqueta empresarial, roupas formais, comunicação profissional, reunião, mão direita, business etiquette

HONG KONG
Como em outros países asiáticos, o mais comum é tratar parceiros de negócios por formas de tratamento formais, como “senhor” e “senhora”. É rude aplicar força no aperto de mão.
Interrupções não são bem vistas e é preciso respeitar a programação das reuniões. Por outro lado, é habitual começar a conversa com um bate-papo mais informal.

ISRAEL
Os israelenses tratam seus parceiros de negócio pelo sobrenome, e entregam seus cartões de visita de forma mais solene e respeitosa do que no Brasil.
As roupas tendem a ser casuais e as interrupções à fala do outro são aceitas. Uma curiosidade sobre o calendário de Israel: a semana comercial vai de domingo a quinta-feira.

SUÉCIA
Os suecos preferem roupas casuais e estão habituados a chamar outros profissionais pelo primeiro nome. Seu estilo de comunicação é direto, sem rodeios, e “cortar” a fala do outro é considerado grosseiro.
Não é incomum quebrar o gelo com assuntos mais leves, mas há um limite.
Se há uma programação para a reunião, é preciso segui-la.

AUSTRÁLIA
Embora prefiram roupas formais, os australianos se tratam casualmente, pelo primeiro nome.
O estilo de comunicação, normalmente, é bastante direto. Falar sobre amenidades antes das reuniões é tolerado, mas sem exageros.
Negócios, cultura, etiqueta, mundo, networking, estrangeiros, etiqueta empresarial, roupas formais, comunicação profissional, reunião, mão direita, business etiquette

Próximo Post

Anterior Post



Top 50


iEXE




9dades
       Copyright 2000-2015 - 9dades