A história do Volkswagen Gol

A história e gerações dos 35 anos do VW Gol

Ele pode não estar no seu auge, mas tem uma longa e importante história no Brasil.
Estamos falando do Volkswagen Gol, modelo que completa neste mês 35 anos, sendo que destes, passou 27 na liderança do mercado nacional.

Projetado e desenvolvido no Brasil, o Gol foi lançado no dia 8 de maio de 1980 e está em sua 5ª geração. Em seu histórico há marcas importantes, recordes e inovações do setor. Desde seu lançamento, já foram produzidas mais de 8,7 milhões de unidades, sendo 7.755.071 feitas no Brasil e as demais na Argentina, com peças enviadas daqui.

Outra marca importante é a soma de 6.581.972 unidades comercializadas no mercado nacional e 1,2 milhão de unidades exportadas para 66 países, números que o transforma no automóvel brasileiro historicamente mais produzido, comercializado e exportado da indústria nacional.

O Gol também é o 8° modelo mais produzido do Grupo Volkswagen no mundo e o 7º mais produzido da marca Volkswagen no mundo.
Antes dele os mais produzidos são, na ordem: Golf, Beetle, Jetta (incluindo Bora, Vento e Sagitar), Polo (hatch), Passat (incluindo Santana), Tranporter e Audi A4.

História: 35 anos do Gol
O projeto do Gol começou em 1976 e foi desenvolvido levando em conta as condições de uso no País, tendo como base pilares como a resistência, economia, durabilidade e capacidade para levar cinco pessoas. O nome também foi estrategicamente pensado com profunda ligação emocional num País onde a paixão pelo futebol transcende os limites do esporte.

Gol G1

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Primeira geração do VW Gol – 1980
O primeiro Gol tinha motor refrigerado a ar, com 1.300 cm³ e 47 cv (uma variação do usado no Fusca, com que conviveria até 1986) e câmbio com quatro marchas. Suas linhas eram inspiradas nas do Passat, modelo de porte médio da Volkswagen na época. Com carroceria tipo hatch, o primeiro Gol era oferecido nas versões S e L, ambas com duas portas. Entre os anos 1970 e o final da década de 1990, com raras exceções, carros com quatro portas não tinham aceitação no mercado brasileiro.
Em 1981 o Gol ganhou um motor mais potente, com 1,6 litro e 67 cv, também refrigerado a ar. A primeira versão com motor de quatro cilindros em linha, com refrigeração líquida e câmbio de cinco marchas, foi lançada em 1984. Logo em seguida viriam os motores 1,6 litro e o primeiro Gol GT, com 1,8 litro.

VW Gol GTI de 1988

Em 1988 surgiu o Gol GTI, o primeiro carro brasileiro com injeção eletrônica, com um sistema analógico que teve que ser totalmente desenvolvido no País, já que na época a importação de equipamentos digitais, disponíveis no exterior, era proibida.

VW Gol GTI de 1989

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A injeção eletrônica multiponto, já com sistema digital, um importante avanço, passou a ser oferecida em 1997.

Gol G2 (Bolinha)

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Segundo geração do Gol – G2 (Bolinha) 1994
A primeira grande transformação do Gol aconteceu em 1994, com o lançamento da segunda geração do modelo. O design arredondado chamou a atenção e logo rendeu o apelido de Gol “Bolinha”.

Foi uma grande evolução, passando a ter mais espaço interno, porta-malas maior, mais segurança e menor nível de ruído. Em seu projeto já contemplava novos padrões mundiais de proteção ambiental, com componentes antipoluentes, utilização de materiais recicláveis e produtos naturais. Em 1998, o Gol bolinha ganha a versão quatro portas, reflexo da nova tendência do mercado brasileiro influenciado pelas novidades que chegavam ao país desde o início da década com a abertura das importações de veículos.

Gol G3

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Terceira geração do Gol – G3 -1999
Lançada em maio de 1999, a terceira geração do Gol deu ao carro novas linhas, com um caráter mais esportivo. A qualidade aumentou novamente com maior uniformidade e menores folgas nas junções dos painéis da carroceria, reforço estrutural minimizando as torções do monobloco, maior uso (70%) de chapas zincadas, resistentes à ferrugem, e novos tecidos e materiais de revestimento interno. O Gol Geração III foi o primeiro carro do segmento, no Brasil, a oferecer cinco anos de garantia contra a corrosão.

Em 2001, o Gol superou o Fusca como carro mais vendido no Brasil. Em março de 2003, o Gol ganhou o motor 1.6 Total Flex, tornando o carro precursor da tecnologia flexível. No mesmo ano, o Gol atingiu o marco de quatro milhões de unidades produzidas.

Gol G4

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Quarta geração do Gol – G4 -2004
A quarta geração do Gol chegou no mês de agosto de 2005 com novo visual e alguns pontos que não agradaram tanto. O design ficou ainda mais arredondado, com a traseira trazendo elementos circulares nas lanternas e aerofólio, integrado à tampa do porta-malas. Na dianteira, o novo design destacava o elemento em “V”, alinhando o carro com a identidade mundial da marca Volkswagen. No entanto, o acabamento interno foi alvo de grandes críticas. No lugar do belo quadro de instrumentos do G3, que tinha conta-giros e velocímetros separados e com com iluminação em azul, o G4 trouxe um painel mais simples, com leitura mais difícil por conta da utilização de um único aro. O acabamento geral ficou mais simples com a retirada dos revestimentos em tecido da portas (passando a ser totalmente de plástico).

Gol G5

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Quinta geração do Gol – G5 -2008
Com o Gol G5 em junho de 2008, a Volkswagen corrigiu os principais problemas relacionados ao acabamento e retomou as virtudes positivas. O carro ganhou uma nova plataforma, com o motor e câmbio posicionados transversalmente, maior largura e maior altura. A nova arquitetura permitiu encurtar a carroceria. Uma nova suspensão e sistema de direção, inspirados nos do Polo, deram ao carro mais estabilidade e uma dirigibilidade superior ao G4. Um ano depois, o Gol G5 passou a oferecer, como opcional, a nova transmissão automatizada I-Motion.

VW Gol G5 Highline

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Em julho de 2012, o Gol ganhou a reestilização com o visual de hoje.
Este design o alinhou à nova identidade mundial da marca, com destaque para os faróis e lanternas mais quadrados inspirados no Polo europeu. Além disso, também evoluiu ao adotar uma nova arquitetura eletrônica.

Volkswagen Gol Rallye 2015

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Hatch com novo motor 1.6 de 120 cv de potência.

O Gol em números:
• 27 anos consecutivos como o mais vendido no mercado nacional, é o carro que se manteve na liderança pelo maior período de toda a história da indústria no País
• 6.581.972 unidades comercializadas no mercado nacional
• 1,2 milhão de unidades exportadas para 66 países
• 8,7 milhões de unidades produzidas desde seu lançamento incluindo os períodos quando foi produzido na Argentina e Irã
• 7.755.071 unidades produzidas no País

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