Alimentação saudável

A alimentação saudável é necessário para uma vida saudável e com muita saúde e disposição.

Em uma alimentação saudável podem ser encontradas

Vitamina A
Podem ser encontrados em gema de ovo, fígado, óleo de fígado e de peixe, sardinha, e produtos à base de leite

E são essenciais para Proteger os aparelhos respiratório e digestivo e o sistema urinário
Melhorar a pele e o cabelo
Contribui para a formação dos ossos e dentes
E é muito importante para a visão em casos de cegueira noturna e olhos ressecados

Vitamina B1
Podem ser encontrados em farelo de arroz integral, pão integral, cereais integrais, germe de trigo, castanha-do-pará,pinhão, semente de girassol, ervilhas, verduras amargas, feijões e ovos

E são essenciais para Controle de enzimas presentes em reações químicas que transformam glicose em energia
Melhora a formação do sangue e participa na produção de energia importante para o funcionamento dos músculos, nervos e coração
Também contribui para uma melhor atitude mental

Vitamina B2
Podem ser encontrados em fígado, ovos, leite, farelo de arroz, pão de centeio, germe de trigo, arroz integral, lêvedo de cerveja, abacate, amêndoa, abóbora e nabo

E são enssenciais para Liberação de energia dos nutrientes
Mantém as mucosas saudáveis
Também auxiliar na produção de hormônios

Vitamina B3
Podem ser encontrados em carnes magras, fígado, peixes, aves, leite em pó, feijões, castanhas e limão

E são enssenciais para Proteger o fígado, os tecidos nervosos e o aparelho digestivo
Ajudar na produção de energia proveniente dos carboidratos e gorduras
Ajudar na regulação da taxa de colesterol no sangue

Vitamina B6
Podem ser encontradas em carnes magras, fígado, peixes, aves, leite em pó, feijões, castanhas e limão

E são essenciais para Auxiliar o sistema nervoso e digestivo
Ajudar na formação de anticorpos e hemácias
Produzir energia a partir de nutrientes

Vitamina B12
Podem ser encontradas em Carnes vermelhas, peixe, fígado, ovos e laticínios

E são essenciais para Os leucócitos
As hemácias
Células dos intestinos e dos folículos capilares

Vitamina C
Podem ser encontradas em acerola, caju, goiaba, laranja, limão, morango, pimentão verde e o tomate

E são essenciais para ajudar a preservar ossos e dentes
aumenta a absorção de ferro em nosso organismo
facilita o processo de cicatrização

Vitamina D
Podem ser encontradas em Peixes de água salgada, peixes gordurosos como o salmão, óleo de fígado de bacalhau, fígado, gema de ovo, leite, e cereais

E são essenciais para grande parte das funções metabólicas
neurológicas
musculares
cardíacas

Vitamina E
Podem ser encontradas em Carnes, peixes, castanhas, cereais integrais, semente de trigo, aveia, leite, batata doce, abacate, brócolis

E são essenciais para Essa vitamina é essencial ao bom funcionamento do tecido muscular e protege o revestimento das células pulmonares.
É vital para o sangue, uma vez que contribui na formação de novas hemácias e impede que sejam destruídas.
As células também se beneficiam com a ingestão dessa vitamina, pois uma de suas funções é retardar o envelhecimento celular

Os principais alimentos:
Maçã A maçã é uma excelente fonte de antioxidantes que combatem radicais livres
Amêndoas. Amêndoas são ricas em nutrientes, incluindo magnésio, vitamina E, ferro, cálcio, fibras e riboflavina
Brócolis, Mirtilo, Peixes Gordurosos, Vegetais de Folhas Verdes, Batata Doce, Gérmen de Trigo
E entre outros Tipos De Frutas e Verduras

Dieta saudável

Cafe da manhã e da tarde
comidas que deem energia para cumprir a tarefas como Leite desnatado com granola sem açúcar e banana
Pão integral com queijo magro e suco de caju, batido com linhaça

Almoço e Janta
Para contemplar todos os nutrientes necessários, o prato deve contemplar as seguintes proporções dos alimentos: metade do prato com vegetais crus e cozidos. Outra metade preenchida com 1/4 de uma porção de proteína animal (carne, frango, peixe ou ovos) e uma porção de proteína vegetal (feijão, grão-de-bico, soja, lentilha) e 1/4 de carboidrato, o como arroz.
Praticar pelo menos 1 hora de atividade física e é recomendado comer de 3 em 3 horas.

Autor: Mateus Valente

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