Alimentos que diminuem a vontade de comer doce

Ao longo do dia surge aquela vontade de comer um chocolate ou outras guloseimas para adoçar a boca.
O desejo por algo doce é sinal de que os níveis de açúcar do corpo estão desequilibrados.
Quando a quantidade está abaixo do ideal, o corpo anseia por alimentos ricos em carboidratos açucarados para regular os níveis.

Durante o processo de reeducação alimentar, toda ajuda é bem-vinda, especialmente se essa ajuda estiver relacionada a reduzir a vontade por doces.

BANANA
A banana, além de ser um alimento de fácil acesso no que diz respeito a disponibilidade e custo, é rica em triptofano, fibras, magnésio, potássio e vitaminas (especialmente A, C e B6).
Especificamente, o triptofano, entre outras funções, é precursor do neurotransmissor serotonina, importante regulador da ansiedade, da saciedade e da sensação de bem-estar.

MAÇÃ
A maçã é outra ferramenta interessante quando a intensão é saciar a vontade de comer doces.
Devido ao fato de possuir considerável conteúdo de fibras, auxilia na saciedade e, consequentemente, pode reduzir a vontade de ingestão de doces.

OLEAGINOSAS
As oleaginosas são alimentos de origem vegetal dos quais pode-se extrair óleos de boa qualidade entre elas podemos destacar as castanhas, nozes e amêndoas.
Esses alimentos possuem alto teor de fibras, triptofano e gorduras, por isso são excelentes estratégias para reduzir a vontade de consumir doces.
Contudo, seu consumo deve ser realizado com critério, uma vez que possuem alto valor calórico e, caso seu objetivo seja reduzir peso, o consumo exagerado desses alimentos podem atrapalhar esse processo.

GRÃO DE BICO
O grão de bico é rico em sais minerais, vitaminas do complexo B e aminoácidos, especificamente triptofano essa leguminosa, quando presente na alimentação, pode reduzir sensivelmente a vontade por doces.

UVA
A uva é um espetáculo quando o assunto é praticidade, sabor e redução da vontade por doces.
Rica em fibras e flavonoides, pode ser consumida de forma congelada ou desidratada (uva passa).
Trata-se de uma arma mortal contra o desejo por doces

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DICAS
Comer alimentos ricos em proteínas nas refeições e lanches ajuda a conter a vontade por doces.
A proteína ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Nozes, sementes, legumes, ovos, peixes, carnes magras, iogurte e queijo com baixo teor de gordura e produtos de soja são opções de alimentos ricos em proteína e saudáveis.

O mineral Cromo estabiliza os níveis de açúcar no sangue e pode ajudar a controlar a ânsia pelas guloseimas doces.
Os alimentos ricos em Cromo são: brócolis, cereais integrais, nozes, cogumelo, soja, tomate, cebola, trigo, pão de centeio, ervilha e batata.

Escolha alimentos ricos em fibras, pois eles têm um efeito estabilizador dos níveis de açúcar no sangue.
A fibra reduz a velocidade de absorção de glicose dos alimentos. Os alimentos ricos em fibras são: cereais integrais, pães granulados, massas integrais, legumes e frutas.

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