Como se comportar nos primeiros dias de trabalho

Quem começa em um novo emprego precisa ser cauteloso com a postura adotada e saber ouvir e observar.

Dicas para se ambientar nos primeiros dias de trabalho

Escute, observe e aprenda
Escute mais que fale, observe atentamente quem faz parceria com quem e em que ambiente você está inserido, procure conhecer seus pares e estabeleça relacionamento.
Na condição de novato, mesmo com bastante experiência profissional, você terá muito mais a aprender em relação aos aspectos gerais da cultura da empresa e de seu funcionamento do que a ensinar.
Crie um sistema próprio para lembrar os nomes das pessoas que for conhecendo e suas funções.
Conquiste o direito de avançar e falar, aprenda as regras, observando como as pessoas se comunicam e realizam as suas funções.
Respeite esse código antes de querer mudá-lo ou enfrentá-lo.

Fuja de fofocas e panelinhas
Fuja de fofocas e rótulos.
Nos primeiros dias as pessoas tentarão “fazer a sua cabeça” através de histórias e fofocas sobre fulano ou beltrano, por isso, se mantenha no âmbito das conversas casuais e de trabalho.
Também evite julgar e “rotular” as pessoas ao seu redor antes de realmente conhecê-las , é comum simpatizarmos com uns mais do que com outros.
Aja com integridade: procure adotar uma postura ética desde o princípio, não discriminando ninguém e não aderindo às famosas panelinhas internas, especialmente aquelas que falam mal da empresa e de suas chefias.

Não ‘puxe o saco’
Não seja ‘puxa-saco’, evite tentar fazer alianças estratégicas chamando colegas que julgue importantes ou chefes e chefes dos chefes para almoçar.
Nos primeiros dias ande com uma “tribo”, almoce onde eles almoçarem e aproveite para conhecer os seus colegas.
Almoçar sozinho não é recomendado, pois passa um ar de arrogância e prepotência, não almoçar e ficar trabalhando é pior ainda.
Respeite as hierarquias da empresa, que costuma ser sempre bem apreciado. Caso o seu chefe lhe convide para almoçar, então vá.

Atenção à linguagem verbal e do corpo
Cuidado com o seu linguajar, controle as gírias e, principalmente, os palavrões.
Não mantenha conversas desnecessárias com os colegas, busque as informações de que necessita, mas não deixe isso se tornar um bate papo.
Nada de piadinhas e tapinhas nas costas, seja sério, mas não deixe de sorrir.

Não faça comparações
Não compare sua empresa atual com a antiga, pode parecer difícil, então faça isso só dentro da sua cabeça, evite dizer que o ar-condicionado era melhor, a cadeira era mais confortável ou o teclado era ergonômico.
Adapte-se à nova realidade, senão, alguém acabará lhe fazendo a perturbadora pergunta: “Então por que você saiu de lá se era melhor?”.

Seja humilde
Seja simpático e humilde, não interessa o cargo que irá ocupar, cumprimente todo mundo e aproveite para ouvir as pessoas, afinal, elas estão na empresa há mais tempo que você , esteja aberto para conversar e a contar a sua história, aproveitando para se reinventar e mudar.
Evite ser arrogante. Não caia na armadilha de acreditar que será bem sucedido na nova função fazendo apenas aquilo que fazia bem anteriormente.
Aprenda com seus erros anteriores e recrie suas habilidades e talentos e evolua como profissional.

Atenção ao horário
Seja rígido com você mesmo , chegue na hora ou até um pouco antes.

Cuidado com a roupa
Vista-se de modo tradicional, semelhante à do processo seletivo. Com o tempo você percebe qual a forma de se vestir na empresa.

Cautela na aproximação de colegas
Comece a se relacionar primeiro com quem esteja ligado às suas atividades e, depois, na medida em que for sendo requisitado por motivos profissionais, expanda suas relações na empresa.
Não force a barra, conquiste as pessoas aos poucos.
Todos nós nos sentimos como um alienígena nos primeiros dias de trabalho, mas lembre-se que outros dias virão, você não precisa fazer tudo nos primeiros dias, isso vale principalmente para as pessoas ao seu redor, cada uma delas tem um ritmo e nem sempre são solidárias com a sua situação, respeite os espaços de cada um.
Um novo emprego implica em novas regras e novos relacionamentos evite saltar etapas, segure a sua ansiedade.

Seja você mesmo, relaxe e evite exageros em sua apresentação e interação com os novos colegas e chefes.
Evite tentar impressioná-lo com suas histórias de sucesso, aproveite para ouvir e aprender em vez de querer ser o centro das atenções ou mesmo se comprometer em realizar tarefas para as quais ainda não está preparado.

Feedback é importante
Faça um acordo de expectativas com seu chefe (o que ele espera de você e quais as ofertas dele para você).
Você também deverá dizer quais as suas expectativas e as suas ofertas. Faço o mesmo com cada membro de sua equipe.

Dê e busque obter feedback do seu desempenho: talvez uma das mais importantes hoje em dia, se você quiser de fato desenvolver-se na nova organização em que começou a atuar.
Essa cultura do feedback é apreciada pelas chefias e tem sido cada dia mais utilizada pelos empregados como um instrumento de medição do seu próprio desenvolvimento profissional na empresa.
Via: G1

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