Controle financeiro pessoal

Finanças pessoais – Controle financeiro doméstico

Todos nós, mortais que ainda trabalhamos em empresas alheias, achamos que nosso salário é pequeno.
É muito comum ouvirmos dentro das organizações colaboradores dizendo pelos cantos que precisam de aumento pois o que ganham já não atende mais suas necessidades ou expectativas.

O fato é que não importa o quanto ganhemos, sempre vamos querer mais.

Isso é especialmente agravado quando o indivíduo não controla seu consumo.
Encher as gavetas de coisas inúteis apenas pela compulsão leva a pessoa a ficar frustada e insatisfeita assim que a euforia das compras passa e ela se depara com a falta de dinheiro e até o extremo endividamento.
Nesse ponto um aumento de salário pode resolver a curto prazo.
Mas o indivíduo que já tem o mau hábito do consumismo desenfreado, em pouco tempo passará a ver esse “acréscimo” orçamentário como possibilidade de gastar mais.

Mas então qual o segredo do controle financeiro?
É preciso que as pessoas comecem a perceber que o controle existe não pelo que se ganha mas sim pelo que se gasta.

Controle financeiro pessoal Controle financeiro empresarial Controle financeiro finanças planilha controle de gastos controle de custos finanças pessoais gastos 1

É mera ilusão acreditar que um aumento de 100% no seu salário hoje seria a solução dos seus problemas.
Pelo contrário, pode ser a duplicação deles, pois você vai querer alterar seu padrão de vida baseado nessa nova “entrada de valor” o que vai te levar a “saídas” cada vez mais caras como carro novo e passeios a lugares mais sofisticados.
Não digo isso por acreditar numa vida privada de conforto ou coisa parecida.
Crescer financeiramente, adquirir bens deve ser uma meta de todo profissional de qualquer área e nível hierárquico, mas isso deve ser acompanhado de PLANEJAMENTO.
Ganhar mais não deve ter por finalidade apenas suprir deficits anteriores; deve sim proporcionar ao indivíduo uma melhoria na qualidade de vida, na capacidade de poupar, na possibilidade de planejar novos cursos e graduações para si e para seus filhos.

Controle financeiro pessoal Controle financeiro empresarial Controle financeiro finanças planilha controle de gastos controle de custos finanças pessoais gastos 3

O controle financeiro é estabelecido quando a pessoa passa a ter seus objetivos bem claros e trabalha em cima destes sem deixar que modismos o influenciem a gastar mais do que havia planejado.
Com isso, o aumento de salário deixa de ser “tábua de salvação” para ser um “pé de meia” para um momento de infortúnio ou mesmo para a velhice que chega mais rápido do que podemos imaginar.
Pense nisso e se PLANEJE!
Fonte: Administradores

Controle financeiro pessoal Controle financeiro empresarial Controle financeiro finanças planilha controle de gastos controle de custos finanças pessoais gastos 2

Próximo Post

Anterior Post



Top 50


iEXE




9dades
       Copyright 2000-2015 - 9dades