Dica – Harmonizar vinhos e chocolate

O equilíbrio entre os dois elementos escolhidos em que um não se sobreponha ao outro é o processo de harmonização.

O chocolate é considerado um dos alimentos mais difíceis de harmonizar com vinho, porque é forte, gorduroso e doce, características que normalmente se sobrepõem a qualquer outra.
Isso porque a doçura sobrecarrega as papilas gustativas tornando difícil sentir outros sabores, e a gordura forma uma espécie de película na língua e bochechas, impermeabilizando o paladar.

As harmonizações óbvias para chocolate são os destilados mais encorpados de sabor quente como rum, conhaque ou brandy.
No caso dos vinhos, a harmonização clássica é com vinhos fortificados, como o vinho do Porto ou um bom Jerez Pedro Ximenez da Espanha.
Mas também é possível harmonizar vinhos tintos não doces ou fortificados com chocolates.
Muitos especialistas já provaram que esta é uma harmonização capaz , quando bem realizada, de oferecer sensações surpreendentes.

O grande desafio é encontrar o equilíbrio, ou o contraste.
Para isso, é recomendado que sejam utilizados chocolates com menos açúcar e gordura do que o padrão de mercado e vinhos com elevado teor alcoólico, grande estrutura e complexidade, e taninos macios e elegantes.

Harmonizações

Cappupino Ccinotage, Pinotage 2013 & Trufa de Café

vinhos e chocolate-equilíbrio-harmonização-harmonizar-vinho-forte-gustativas-paladar-harmonizações-rum-conhaque-brandy-contraste-elegantes-chocolates-Cata-Uvas-Produtor 1

País: África do Sul
Região: Western Cape
Indicação Geográfica: Coastal Region
Uvas: 100% Pinotage
Produtor: Boland Cellar

Cata: de cor vermelho-cereja e média intensidade, característica desta variedade Pinotage.
De início, o vinho apresenta-se um pouco fechado.
É necessário paciência, pois ele precisa respirar, airar-se para realmente expressar todo o seu potencial.
Embora a expectativa de que as memórias de café fossem protagonistas, o sedutor deste vinho é a integração das notas de moka e chocolate amargo, que se fundem com notas de frutas vermelhas e memórias de coco.
Na boca, é um vinho fácil de beber, sedoso, de final longo com marcado retrogosto da tosta do barril.

Tetramythos, Retsina, Grécia & Trufa de limão

vinhos e chocolate-equilíbrio-harmonização-harmonizar-vinho-forte-gustativas-paladar-harmonizações-rum-conhaque-brandy-contraste-elegantes-chocolates-Cata-Uvas-Produtor 2

País: Grécia
Região: Aegialia, Peloponnese
Indicação Geográfica: Retsina (Designação tradicional)
Uvas: 100% Roditis
Crianza: sem barril de carvalho
Produtor: Tetramythos

Cata: amarelo limão, limpo e brilhante.
Nariz sugestivo, onde as lembranças cítricas de pêssego misturam-se com notas de média intensidade de frutas brancas, como a pera e a maçã, e se unem às especiarias procedentes da resina de pinho que, ao contrário do que acontece com os outros vinhos deste estilo, integram-se dando protagonismo para a fruta.
Na boca, surpreende por sua entrada refrescante, muito balanceada, aparecendo novamente as notas de frutas que, junto com a sua acidez, convidam a beber. Ligeiro final amargo.

Próximo Post

Anterior Post



Top 50
Boo, o cachorro mais bonito do mundo Dicas financeiras – Como juntar dinheiro Raças de gatos fora do comum Carne na panela / Carne de panela A praia escondida mais bonita do mundo As mulheres mais lindas do mundo O sucesso de Anastasiya Kvitko no Instagram Hotel – Praias de nudismo Calcinhas para aumentar o bumbum Roupas que enlouquecem os homens Mulher sem roupa na rua Horta caseira – Dicas Novo Fiesta Sport Guerra do Vietnã – Vietnam War Mulher sem calcinha Honda HR-V – Honda HRV Sue Lasmar – O corpo mais perfeito de USA Game of Thrones – Rosie Mac x Emilia Clarke Entrevero – carne na tabua – carne no disco Depilaçao genital Novo Jetta – Volkswagen Jetta Novo Jetta – Volkswagen Jetta As praias mais lindas do mundo As mulheres e as lingeries Receita à la minuta Sexting adolescente Segredos da mulher de touro Renault Sandero Stepway Arte das unhas – Unhas decoradas Renault KWID Segredos da mulher de sagitário Stand Up Paddle James Bond contra SPECTRE Qual o gato mais lindo do mundo? Utilidades da água oxigenada Essa é pros comilões. Vai encarar? Essa é pros comilões. Vai encarar? A história do Volkswagen Gol Tijolo de encaixe – Tijolo ecológico Segredos da mulher de leão Bento Gonçalves – RS A moda plus-size – Modelos plus-size Jessie J – Flashlight – A Escolha Perfeita 2 Seres humanos e cavalos Segredos da mulher de capricórnio A história e evolução do bikini Receitas com Bacon Segredos da mulher de escorpião Como fazer panqueca? Os signos revelam os segredos das mulheres