Dicas financeiras – Economizar, poupar e investir

Para muitas pessoas, economizar, poupar e investir possuem o mesmo significado, mas na verdade, elas representam diferentes etapas do planejamento financeiro. Comparar preços e buscar opções mais baratas do mesmo produto para economizar deve ser um ato contínuo e parte importante do planejamento, mas é preciso também elaborar um orçamento.

Em tempos de inflação alta e dinheiro curto, ouvindo a cada dia mais notícias sobre a crise da economia e crescente taxa de desemprego, quem conseguiu guardar algum dinheiro se pergunta: Onde poderia investir meus recursos sem correr riscos?
Segundo os especialistas, com as taxas de juros mais altas, economia estagnada e aumento de desemprego, quem tem dinheiro para investir deve ser extremamente conservador.

Dicas financeiras, Economizar, poupar, investir, orçamento, orçamento domésticos, gastos domésticos, planejamento, finanças, educação financeira, financeira, administrar, dinheiro 1

O ano tem dado mostras que a economia brasileira não deve melhorar.
Logo, o melhor investimento é manter-se empregado e administrar muito bem as finanças com planejamento e equilíbrio nos gastos domésticos.

Segundo os especialistas, quem tem dinheiro para aplicar e gosta de investimentos mais conservadores, deve evitar a poupança que perdeu a competitividade e migrar para o Tesouro Direto, que hoje oferece mais vantagens.

É preciso identificar o seu padrão de gastos mensal e o impacto que a economia na compra de um determinado produto representa. Economizar, portanto, implica em esforços, que podem ser desperdiçados se o dinheiro for gasto de outra forma. Por que se você economiza, mas não poupa, também não conseguirá acumular um patrimônio.

Por outro lado, se o ato de economizar é colocado dentro do contexto de um planejamento financeiro, é bastante provável que você consiga manter a capacidade de poupar para formar um patrimônio e melhorar a sua qualidade de vida.

Transformar economia em poupança fica mais fácil quando se possui um orçamento, definindo metas de poupança mensal que o impeça de gastar aquilo que economizou com outro item. Aos poucos, incorpore novos hábitos de consumo e comece a tomar decisões inteligentes para o uso do seu dinheiro.

Poupar é uma etapa importante, mas o sucesso do planejamento financeiro depende da capacidade de fazer o dinheiro da poupança crescer. Ou seja, através da aplicação dos recursos poupados, que o esforço de abrir mão de consumo hoje em favor da capacidade de poder gastar no futuro é recompensado com um maior poder aquisitivo. Portanto, economizar, poupar e investir se relacionam e não só é importante para o sucesso do planejamento financeiro, como também é parte fundamental na educação financeira de uma pessoa.

Dicas financeiras, Economizar, poupar, investir, orçamento, orçamento domésticos, gastos domésticos, planejamento, finanças, educação financeira, financeira, administrar, dinheiro

Postado: 3 anos / Visualizado: 16

Combustível,
mês passado
gastou quanto?