Dicas na escolha da academia

Começar a fazer exercícios é uma ótima decisão na vida de qualquer pessoa, pois traz diversos benefícios tanto para o corpo prevenção de doenças, fortalecimento dos músculos e combate à obesidade quanto para a mente mais autoestima e menos estresse.

Quesitos importantes na escolha da academia

Distância
Um dos primeiro fatores a considerar na hora de escolher a melhor academia é a distância que você terá de percorrer até ela.
A academia não pode estar a mais de 20 ou 25 minutos da sua casa ou local de trabalho.
A grande vantagem de se morar próximo da academia ou tê-la no prédio é a possibilidade de treinar aos finais de semana para compensar alguma falta.

Horário favorável
Estabelecer um horário para treinar aumenta as chances de continuar a frequentar a academia, mas é fundamental conciliar os horários de exercício com os de sua vida pessoal.
Caso a sua agenda seja lotada, procure uma academia que fique o maior tempo possível aberta para conseguir encaixar o treino ao tempo livre do dia, seja à noite ou no horário de almoço.


Atividades variadas
Quem procura uma academia geralmente está a fim de fazer treinos de musculação, mas nada impede de fazer outras aulas, como danças, lutas, yoga, hidroginástica e pilates.
Você pode realizar todo seu treinamento na musculação e aproveitar das aulas extras, que são um fator motivacional e deixarão o seu treino mais eficiente.

Profissionais capacitados
A relação entre professor e aluno é fundamental para o bom andamento do treino, já que fará com que o atleta iniciante fique à vontade para esclarecer dúvidas sobre treinos, horário de aulas e obter os resultados desejados.
É importante verificar se os profissionais são formados em educação física e possuem registro no CREF (Conselho Regional de Educação Física), para saber se você será corretamente orientado.

Equipamentos de qualidade
Para conferir se os aparelhos da academia são de qualidade, pesquise quais são as melhores marcas e faça uma visita à academia para conferir se os estofados, cabos e roldanas estão em perfeito estado e próprios para uso.
Quanto ao item conforto, o ideal é fazer uma aula teste oferecida pela academia e certificar-se de que os aparelhos têm pinos de ajuste no encosto e no assento para a perfeita execução do movimento.

Segurança
Nem sempre pensamos nisso, mas é importante certificar-se de que a academia possui estrutura para casos de acidentes.
Verifique se o local possui socorristas para situações de emergência e se existem aparelhos de primeiros socorros, como gazes e um desfibrilador.

Estrutura adequada
A academia ideal também precisa contar com boa estrutura e higiene dos vestiários.
Ele deve estar sempre limpo, com chuveiros em prefeita condição de uso, além de armários disponíveis para todos os matriculados.
A ventilação e a luz também devem ser levadas em conta, pois interferem no desempenho do treino.

Valor da mensalidade
Após pesar todos os quesitos para a escolha da academia ideal, é necessário saber se ela cabe no seu bolso.
Você pode conseguir descontos ao fazer planos mais longos, além de criar uma fidelidade com a academia.
Além disso, um valor de mensalidade um pouco elevado pode ser compensado por outros fatores, como equipamentos melhores, grades de aula mais completas e mais proximidade de casa ou do trabalho.