Dicas para pegar no sono rapidamente

Se você tem dificuldade para dormir e percebe que as antigas receitas de chás calmantes, técnicas de relaxamento ou mesmo medicamentos não fazem efeito precisa conhecer outras maneiras apontadas pela ciência como eficientes para pegar no sono rapidamente.

Momentos antes de dormir, fique longe de aparelhos eletrônicos como celular, tablet e TV, que emitem luz artificial.
Segundo um trabalho científico publicado pelo Current Biology, evitar a exposição a esse tipo de iluminação ajuda a pegar no sono mais rapidamente e reduz as chances de distúrbios que atrapalham o descanso noturno.

O conselho da vovó de beber leite morno para dormir mais rapidamente tem fundamento científico, já que o alimento é fonte de tripofano, um aminoácido que aumenta a produção de serotonina, neurotransmissor considerado importante para o desencadeamento do sono.

Dicas para pegar no sono rapidamente
Dicas para pegar no sono rapidamente
Dicas para pegar no sono rapidamente

Batizado de “4-7-8”, o exercício de respiração para pegar no sono em segundos foi elaborado pelo médico Andrew Weil, que garante ser possível adormecer rapidamente através da técnica que funciona como “tranquilizante natural do sistema nervoso“.

4-7-8

Coloque a língua no céu da boca, com a ponta colada nos dentes da frente, e siga os três passos seguintes, mantendo a língua na mesma posição:
Passo 1: feche a boca e inspire o ar pelo nariz até contar quatro
Passo 2: segure a respiração por sete segundos
Passo 3: expire todo o ar pela boca fazendo barulho até contar oito
Repita o ciclo quatro vezes e, em teoria, você perceberá o sono chegando de forma praticamente instantânea.

O ambiente de descanso também desempenha papel fundamental para pegar no sono rapidamente.
Especialistas indicam, inclusive, 5 maneiras de transformar o quarto no lugar mais aconchegante do mundo para dormir sem interrupções.

Quem vive em bairros movimentados e não consegue silêncio completo no quarto na hora de dormir deve apostar em ruídos brancos, que consistem em barulhinhos como o de chuva ou de ondas do mar.
De acordo com neurologistas, os sons básicos e não-repetitivos não precisam ser processados pelo cérebro, passa pela nossa consciência sem nos despertar emoções e, por isso, ajuda a pegar no sono.

Para nunca mais sofrer com a dificuldade em pegar no sono é preciso estabelecer horários fixos para dormir.
Especialistas apontam que respeitar uma rotina gera no cérebro uma espécie de condicionamento que reforça o ritmo circadiano natural do sono e regula as variáveis biológicas que favorecem um descanso mais eficiente.

Próximo Post

Anterior Post