Dicas para se exercitar no trabalho

Publicado recentemente no Jornal Internacional de Nutrição Comportamental e Atividade Física, um estudo realizado pelos pesquisadores da universidade do Colorado Anschutz Medical Campus, junto à Johnson & Johnson Instituto de Desempenho Humano e a outras instituições, mostrou que ficar de pé e andar por 5 minutos a cada hora de trabalho poderia aumentar o humor e combater a letargia sem, no entanto, reduzir o foco, a atenção, o aborrecimento e a fome.

O estudo também constatou que pausas breves e frequentes de caminhada foram mais eficazes em melhorar o bem-estar do que uma caminhada única e mais longa antes do trabalho.

Pessoas que trabalham sentadas por muitas horas ininterruptas podem ter consequências físicas e emocionais indesejáveis, por exemplo, o desenvolvimento de trombose nas pernas e o risco aumentado de formação de aterosclerose (acúmulo de placas nas artérias). Além disso, pessoas que permanecem sentadas por mais de oito ou nove horas diárias também possuem mais risco de desenvolver diabetes, depressão e obesidade em comparação com as pessoas que se deslocam com mais freqüência.

Dicas para se exercitar no trabalho
Dicas para se exercitar no trabalho
Dicas para se exercitar no trabalho

A vida moderna pede cada vez mais horas dedicadas ao trabalho, o que muitas vezes tira o tempo disponível para frequentar a academia.
Mas nem o cansaço, nem a agenda cheia devem ser desculpas para não cuidar da saúde.
A boa notícia é que é possível se exercitar até mesmo dentro do escritório.
Basta um pouco de criatividade e disposição.

Ficar de pé e andar por 5 minutos a cada hora de trabalho pode aumentar o humor e combater a letargia.

Dicas para se exercitar dentro do escritório

Trabalhe o quadríceps
Sentado na cadeira, contraia e estenda as pernas, tirando os pés do chão.
Faça o movimento de levantar e abaixar as pernas contraídas, sem deixar os pés encostarem no chão, o máximo de vezes que conseguir.

Trabalhe as panturrilhas
Quando estiver de pé, tire os calcanhares do chão, ficando na ponta dos pés, e faça o movimento de levantar e abaixar várias vezes.

Trabalhe o abdome
Enquanto digita um relatório, por exemplo, aproveite para contrair o abdome, mantendo suas costas retas e seus joelhos em um patamar acima da cadeira.

Faça um exercício aeróbico
Esqueça os elevadores! Comece a subir e descer escadas sempre que puder.

Trabalhe os glúteos
Sentado na cadeira, aproveite para contrair os músculos do glúteo com toda a sua força.
Alterne contrações rápidas e demoradas.

Dicas para se exercitar no trabalho
Dicas para se exercitar no trabalho
Dicas para se exercitar no trabalho

Trabalhe músculos adutores
Coloque algum objeto no meio das suas pernas e o pressione para dentro.

Evite ter tendinite
Faça movimentos circulares com os pulsos, tornozelos e ombros no sentido horário e anti-horário a cada uma hora.

Trabalhe os músculos abdutores e glúteos
Enquanto estiver sentado, abra um pouco as pernas, coloque suas mãos na parte externa das mesmas e exerça uma força como se quisesse fechar as pernas.
Ao mesmo tempo, faça força nas pernas para mantê-las abertas.

Trabalhe os músculos dos braços
Coloque uma mão com a palma para cima, por baixo da outra mão, virada para baixo.
Os seus braços devem formar uma linha reta, de um cotovelo ao outro.
Entrelacem os dedos. Agora, tente afastar os braços com a maior força possível, mas sempre sem libertar os dedos. Descanse e repita.

Alongue a coluna
Estique os dois braços na vertical, com os dedos entrelaçados, e os encoste na sua cabeça, ligeiramente atrás das orelhas.
Aguente nessa posição durante 30 segundos.
Via: Forbes

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