Diferença entre trabalho perigoso e insalubre

Qual a diferença entre trabalho perigoso e insalubre?

perigoso,insalubre,saúde,Portaria,Ministério do Trabalho,adicional,explosivos,produtos inflamáveis,energia elétrica,trabalho,periculosidade,insalubridade, dangerous work 1

O trabalho insalubre é aquele executado em certas condições que o tornam prejudicial à saúde humana.
As condições consideradas insalubres estão expressamente previstas na NR (Norma Regulamentadora) n.15, da Portaria n. 3.214/78, do Ministério do Trabalho.

Entre outras hipóteses, por exemplo: a exposição a determinados agentes químicos (como o arsênico), agentes biológicos, ou ainda o contato com esgotos, exposição a ruídos, calor, frio ou umidade acima de certo nível de tolerância definido na norma.

O trabalho realizado nessas condições dá o direito a um adicional de 10, 20 ou 40%, conforme a insalubridade seja considerada pela NR 15, de grau mínimo, médio ou máximo, respectivamente. Essa porcentagem deve ser calculada com base no salário mínimo e não no salário efetivamente recebido.

DR-1607 Hurricane Rita

Já a periculosidade é definida quando o trabalho é realizado em condições que a lei entende acarretarem um risco para a integridade física do trabalhador.

Assim, são considerados trabalhos perigosos os que expõem o colaborador a um contato permanente com: explosivos, produtos inflamáveis, energia elétrica ou, ainda, a roubos ou outras espécies de violências físicas nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial.
Também é considerada perigosa a atividade de trabalhador em motocicleta.

Quem trabalha em condição perigosa tem direito ao recebimento de um adicional de 30%, calculado sobre seu salário (descontados valores de gratificações, prêmios e participação nos lucros) e não sobre o salário mínimo.

Vale lembrar que, embora os adicionais de insalubridade e periculosidade tenham causas distintas, eles não podem ser recebidos juntos, conforme o entendimento majoritário do TST. Assim, se o trabalhador estiver sujeito a condições insalubres e perigosas, ao mesmo tempo, ele terá direito a receber somente aquele adicional cujo valor for mais alto.

perigoso,insalubre,saúde,Portaria,Ministério do Trabalho,adicional,explosivos,produtos inflamáveis,energia elétrica,trabalho,periculosidade,insalubridade, dangerous work 3

Próximo Post

Anterior Post



Top 50
Boo, o cachorro mais bonito do mundo Dicas financeiras – Como juntar dinheiro Raças de gatos fora do comum Carne na panela / Carne de panela A praia escondida mais bonita do mundo As mulheres mais lindas do mundo O sucesso de Anastasiya Kvitko no Instagram Hotel – Praias de nudismo Calcinhas para aumentar o bumbum Roupas que enlouquecem os homens Mulher sem roupa na rua Horta caseira – Dicas Novo Fiesta Sport Guerra do Vietnã – Vietnam War Mulher sem calcinha Honda HR-V – Honda HRV Sue Lasmar – O corpo mais perfeito de USA Game of Thrones – Rosie Mac x Emilia Clarke Entrevero – carne na tabua – carne no disco Depilaçao genital Novo Jetta – Volkswagen Jetta Novo Jetta – Volkswagen Jetta As praias mais lindas do mundo As mulheres e as lingeries Receita à la minuta Sexting adolescente Segredos da mulher de touro Renault Sandero Stepway Arte das unhas – Unhas decoradas Renault KWID Segredos da mulher de sagitário Stand Up Paddle James Bond contra SPECTRE Qual o gato mais lindo do mundo? Utilidades da água oxigenada Essa é pros comilões. Vai encarar? Essa é pros comilões. Vai encarar? A história do Volkswagen Gol Tijolo de encaixe – Tijolo ecológico Segredos da mulher de leão Bento Gonçalves – RS A moda plus-size – Modelos plus-size Jessie J – Flashlight – A Escolha Perfeita 2 Seres humanos e cavalos Segredos da mulher de capricórnio A história e evolução do bikini Receitas com Bacon Segredos da mulher de escorpião Como fazer panqueca? Os signos revelam os segredos das mulheres