Dormir profundo e rapidamente

Para dormir bem deite-se confortavelmente em um lugar no qual não será incomodado.

Mantenha o local escuro.
Diminua as luzes uma hora antes de ir para a cama, e desligue todas as lâmpadas, luminárias qualquer luz muito clara.

Se gosta de ler ou escrever antes de dormir pode usar uma pequena luminária portátil para leitura, em vez de um abajur ou lâmpada mais forte.
As luzes mais azuladas poderão mantê-lo acordado, portanto, opte por cores mais quentes (lâmpadas vermelhas são ótimas opções).

Se o seu relógio tem um visor muito brilhante, use o controle de iluminação para reduzir a intensidade do brilho além disso, afaste o relógio da cama para que você não ceda à tentação de conferir às horas.

Concentre-se em sua respiração e perceba como ela acontece em você.
Não mude nada, não force nada – deixe acontecer. Este é o segredo: deixar acontecer.

Imagine um lugar agradável, gostoso, que o transmita paz, como uma praia num dia de sol, a areia quente, barquinhos no horizonte.
Fique neste lugar por um tempo, observe os detalhes. Veja, sinta, ouça, relaxe.
Ou faça uma contagem enquanto respira lenta e profundamente.
Contar carneirinhos é um truque bastante famoso, mas você poderá torná-lo ainda mais eficiente se respirar de forma profunda e controlada durante a contagem.

Inspire contando até quatro, segure o ar nos pulmões por alguns segundos, e expire por cerca de oito segundos procure concentrar-se apenas na contagem e na respiração para conseguir esvaziar a mente e reduzir o ritmo cardíaco.

Não havendo sucesso nos passos de relaxamento, leia um livro.
A leitura reduz o estresse e ajuda a acalmar a mente, mas prefira um título que você já tenha lido anteriormente e evite obras de horror ou ação para não ficar animado demais com a atividade. Lembre-se de optar por um livro tradicional, já que os aparelhos eletrônicos poderão impedir o sono.

Beber algo quentinho pode relaxar o corpo e a mente, e uma xícara de chá de ervas ou de leite quente é uma ótima opção o chá de camomila é particularmente eficaz contra a insônia.

Evite tomar muitos líquidos e fique longe da cafeína você poderá acordar com vontade de fazer xixi se beber demais.

Expire pela narina esquerda
Dizem que respirar apenas pela narina esquerda ajuda a relaxar o sistema nervoso, o que acalma a mente e ajuda a dormir.
Tampe a narina direita com o dedão da mão direita.
Inspire lenta e profundamente através da narina esquerda.
Segure o ar, depois expire.
Repita e a tensão deixará seu corpo à medida em que sua mente se acalma.