Entrevista de emprego

Erros que farão você perder a vaga de emprego

Quando se decide buscar novas oportunidades e levar a carreira ao próximo nível com a procura por um novo emprego, a habilidade de impressionar o entrevistador é pré-requisito fundamental.
Independente de quão qualificado você seja, há sempre outros candidatos tão bons quanto você.

Na hora de participar de uma entrevista de emprego, alguns deslizes são comuns.
Há alguns erros óbvios, como chegar atrasado – sete em cada dez entrevistadores dizem que, se um candidato se atrasar, ele não consegue o emprego.
Porém, há alguns erros mais sutis e bem-intencionados que podem ter a mesma consequência.

emprego,Entrevista de emprego,Erros,entrevistador,candidato,iniciativa,competência,entusiasmo,empresa,Negatividade,Liderar,entrevista 1

Explicar demais

Entrevistadores nem sempre compartilham suas preocupações acerca dos candidatos durante a entrevista de emprego, pois há, frequentemente, muitos outros candidatos qualificados competindo pelo emprego.
Por isso, você não precisa tomar a iniciativa de adivinhar quais podem ser as dúvidas deles sobre sua competência e falar você mesmo sobre elas.

Há uma linha tênue entre falar sobre uma preocupação que seu entrevistador demonstrou e apontar alguma fraqueza sua.
Quanto mais você falar sobre você mesmo, mais inseguro você parece.
Então, se você foi demitido, se demitiu ou está sem trabalhar há certo tempo, você precisa ensaiar até elaborar uma resposta rápida.
Depois, tente fazer soar como uma dádiva.
Não há nada pior do que soar áspero, nervoso ou despreparado quando abordar um assunto delicado.

Por exemplo: “foi um privilégio a minha empresa antiga ter se reestruturado, pois isso permitiu que eu focasse e pensasse sobre qual caminho eu quero seguir, e por isso eu estou muito empolgado por estar aqui.

emprego,Entrevista de emprego,Erros,entrevistador,candidato,iniciativa,competência,entusiasmo,empresa,Negatividade,Liderar,entrevista 3

Falta de entusiasmo

Muitos candidatos parecem tão profissionais e neutros que esquecem do entusiasmo necessário para que uma conexão seja estabelecida.
Na verdade, 38% dos entrevistadores já deixaram de contratar candidatos em potencial por causa de sua relutância em sorrir.

Uma maneira de superar isso é preparar falas como: “a razão pela qual essa oportunidade e essa empresa despertam um interesse pessoal em mim é…”. Daí, fale sobre o que realmente te move em relação ao emprego.
Olhe nos olhos de seu entrevistador.
Pratique sua resposta até que ela não pareça tão forçada. Se soar forçada, é porque é longa demais ou porque você não está praticando o suficiente.

Tentar ser tudo

Não há nada de inspirador em tentar mostrar ao entrevistador que você é uma espécie de “faz tudo”.
Ainda que isso ajude a mostrar que você é proativo e que aprende rápido, eles estão contratando alguém para um papel em particular e, por essa razão, é importante que você foque sua conversa nisso.

Se há algo em que a empresa quer que você trabalhe, mesmo que você não tenha muita experiência com isso, transparência é a chave.
Por exemplo, se seu entrevistador diz que precisa que seu novo empregado tenha familiaridade com o Photoshop, e espera que você responda se você tem esta habilidade, é muito melhor ser honesto e claro.

Por exemplo: “eu tenho certa familiaridade com o Photoshop, mas não tenho uma rica experiência com isso. Porém, eu adoro aprender e aprendo rápido, então eu adoraria aprofundar meu conhecimento.

emprego,Entrevista de emprego,Erros,entrevistador,candidato,iniciativa,competência,entusiasmo,empresa,Negatividade,Liderar,entrevista

Negatividade

Quão prejudicial é negatividade para a sua entrevista? 49% dos entrevistadores citados disseram que falar de maneira negativa sobre um colega de trabalho é um dos maiores erros que alguém pode cometer em uma entrevista.
Ninguém quer se sentar com alguém que tem coisas negativas a dizer.
Não faça fofoca e, não importa o que você faça, não diga ao entrevistador que você odiava o seu emprego.

Em vez disso, use o ângulo da gratidão.
Você aprendeu algo de sua experiência de emprego anterior, você passou grande parte de seu tempo na empresa, e agora você está procurando outra oportunidade porque está pronto para crescer.

Liderar a entrevista

Mesmo que o entrevistador esteja preocupado, lembre-se que eles te chamaram para a entrevista, e não o oposto.
Assegure-se de deixar seu entrevistador liderar.
Não assuma uma posição muito íntima a ponto de fazer perguntas pessoais. Ainda que seja ótimo ser afetuoso, 17% dos entrevistadores declaram que fazer perguntas pessoais durante uma entrevista conta contra o candidato.

Ainda que você possa fazer algumas perguntas sobre o cargo durante ou ao final da entrevista, é importante ter em mente que o entrevistador está no banco de motorista.
Via: Forbes

emprego,Entrevista de emprego,Erros,entrevistador,candidato,iniciativa,competência,entusiasmo,empresa,Negatividade,Liderar,entrevista 4

Próximo Post

Anterior Post



Top 50


iEXE




9dades
       Copyright 2000-2015 - 9dades