Estudo – Internet e a inteligência

Internet faz você se sentir mais inteligente do que é, diz estudo.
Pesquisadores da Universidade Yale descobriram que pessoas conectadas à internet acreditam que são mais espertas, capazes de responder questões difíceis, exagerando a percepção do quanto sabem.

Pesquisar qualquer resposta na internet dá a impressão de que sabemos tudo. No entanto, desconectados, somos bem menos inteligentes do que acreditamos. Um estudo liderado pela Universidade Yale, nos Estados Unidos, revela que procurar informações online faz com que as pessoas se sintam mais espertas do que realmente são. A prática é como um estimulador de autoestima, inflando a percepção de quão inteligente somos, de acordo com a pesquisa, publicada esta semana no Journal of Experimental Psychology.
“A internet é um ambiente poderoso, que traz toda informação do mundo para a ponta dos dedos. Por isso é fácil confundir nosso próprio conhecimento com essa fonte externa. Quando as pessoas estão por conta própria, elas podem ser bastante imprecisas sobre quanto sabem e quão dependentes são da internet”, afirma o psicólogo Matthew Fisher, líder do estudo.

Autoestima inflada – Para medir a percepção que as pessoas têm de si mesmas quando expostas à internet, um dos focos de pesquisas de Fisher, a equipe de psicólogos fez nove experimentos diferentes com cerca de 1 000 adultos com idade média de 30 anos. Divididos em grupos, alguns precisavam buscar respostas a questões no Google e outros não. Em seguida, avaliavam sua capacidade de responder a outras perguntas, sem relação com as primeiras. Aqueles que procuravam as respostas online avaliaram sua capacidade de respondê-las como muito maior do que o grupo que sem acesso à internet. Isso se repetiu mesmo em questões difíceis, para as quais o Google não apresentava respostas por causa dos filtros usados pelos pesquisadores.
Os participantes conectados também acham que seus cérebros são mais ativos que aqueles sem acesso ao buscador, escolhendo imagens cerebrais de ressonâncias magnéticas com mais atividade como sendo as suas.

“Esses resultados sugerem que os participantes que fazem pesquisas online acreditam que têm mais conhecimento em seu cérebro, em vez de simplesmente pensarem que sabem mais porque têm acesso à internet”, afirma Fisher. “O limite entre o que sabemos e o que não sabemos se tornou muito confuso.”

Memória, inteligência, Internet, Estudo, Universidade

Memória externa – Junto a pesquisas anteriores, como a publicada na revista Science, em 2011, ou a feita pela Universidade do Colorado, em 2013, o estudo demonstra que as informações online criam o que os cientistas chamam de memória transativa, ou seja, fazem com que as pessoas percebam parte de sua memória como se ela estivesse contida em uma fonte externa e coletiva, que poderia sempre estar acessível. De acordo com os pesquisadores de Yale, esse é um dos efeitos inesperados da internet, e pode ser ainda maior em crianças que cresceram com essa ferramenta – e talvez tenham mais dificuldades em medir o próprio conhecimento ou tomar decisões difíceis.
“Em situações em que as escolhas têm grandes consequências é importante distinguir o próprio conhecimento e não assumir saber algo que, no fundo, não se sabe. O conhecimento pessoal é algo difícil de conseguir e a internet pode estar tornando essa tarefa ainda mais dura”, diz Fisher.
Fonte: Veja

Próximo Post

Anterior Post



Top 50
Boo, o cachorro mais bonito do mundo Dicas financeiras – Como juntar dinheiro Raças de gatos fora do comum Carne na panela / Carne de panela A praia escondida mais bonita do mundo Calcinhas para aumentar o bumbum Hotel – Praias de nudismo Horta caseira – Dicas Roupas que enlouquecem os homens Novo Fiesta Sport Honda HR-V – Honda HRV Guerra do Vietnã – Vietnam War Sue Lasmar – O corpo mais perfeito de USA Game of Thrones – Rosie Mac x Emilia Clarke As mulheres mais lindas do mundo O sucesso de Anastasiya Kvitko no Instagram Mulher sem calcinha Mulher sem roupa na rua As mulheres e as lingeries Depilaçao genital Entrevero – carne na tabua – carne no disco Novo Jetta – Volkswagen Jetta Novo Jetta – Volkswagen Jetta Sexting adolescente As praias mais lindas do mundo Segredos da mulher de touro Renault Sandero Stepway Receita à la minuta James Bond contra SPECTRE Renault KWID Segredos da mulher de sagitário Arte das unhas – Unhas decoradas Stand Up Paddle Qual o gato mais lindo do mundo? Utilidades da água oxigenada Tijolo de encaixe – Tijolo ecológico Essa é pros comilões. Vai encarar? Essa é pros comilões. Vai encarar? A história do Volkswagen Gol Segredos da mulher de leão Seres humanos e cavalos Segredos da mulher de capricórnio A história e evolução do bikini A moda plus-size – Modelos plus-size Jessie J – Flashlight – A Escolha Perfeita 2 Receitas com Bacon Bento Gonçalves – RS Segredos da mulher de escorpião Os signos revelam os segredos das mulheres Coachella Valley Music and Arts Festival