Existe aquecimento global?

Há quem duvide do aquecimento global

aquecimento global,global,aquecimento,céticos,temperatura,poluição,fósseis,humanos,Justin Farrel,Exxon Mobil,Mobil,Ambientais 3

Estudo revela que algumas organizações são financiadas pela petrolífera Exxon Mobil para duvidarem que o aquecimento global é real.

Muitos políticos e cientistas insistem que é fundamental combater o aquecimento global para salvar o planeta, mas há quem ainda duvide das causas e perigos do aquecimento global.
Vários céticos, individuais ou em organizações, argumentam que não é possível provar que o aumento da temperatura média do planeta seja devido à poluição e aos combustíveis fósseis.
Descobrir quem são esses indivíduos e quem os financia foi o objetivo de um estudo da Escola de Silvicultura e Estudos Ambientais da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

Foi publicado na Nature Climate Change um estudo sobre os céticos do aquecimento global, que identificou 4556 indivíduos e 164 organizações que defendem que o aquecimento global não é causado pelos humanos.
O autor do estudo, Justin Farrel, analisou os textos e discursos produzidos por estas organizações sobre as alterações climáticas, de 1993 a 2003.
E em seguida tentou perceber quem as financia.
A principal conclusão é que quem mais financia os céticos são a Exxon Mobil, empresa petrolífera e de gás norte-americana, e o grupo Koch Industries, liderado pelos dirigentes da Exxon Mobil, os irmãos Charles e David Koch.

aquecimento global,global,aquecimento,céticos,temperatura,poluição,fósseis,humanos,Justin Farrel,Exxon Mobil,Mobil,Ambientais 2

De acordo com Justin Farrel, professor assistente de sociologia da Universidade de Yale, uma investigação desta dimensão é difícil pois o fluxo de dinheiro de grupo para grupo e de pessoa para pessoa torna o financiamento obscuro.
Como consequência, o papel desta petrolífera na influência de grupos que negam o aquecimento global nunca tinha sido analisado.

A Exxon Mobil e os seus dirigentes, os irmãos Charles e David Koch, têm sempre negado qualquer envolvimento ou financiamento a grupos que negam o aquecimento global.
Mas, para Farrel, estes são um indicador fidedigno da importância dos grandes grupos no movimento que nega as alterações climáticas.
O estudo revela que as organizações que receberam dinheiro da Exxon Mobil e dos Koch entre 1993 e 2013 têm “influência sobre fluxos de recursos, comunicação e de produção de informações” a negar o aquecimento global, continua o professor.

Para Robert Brulle, professor de sociologia da Universidade de Drexel, citado pela Bloomberg, o estudo da Universidade de Yale ajuda a perceber como funciona a negação do aquecimento global.

“Empresas criam e financiam grupos de especialistas conservadores” que depois passam informações falsas sobre o aquecimento global, que os meios de comunicação divulgam.

E ai, existe aquecimento global?

aquecimento global,global,aquecimento,céticos,temperatura,poluição,fósseis,humanos,Justin Farrel,Exxon Mobil,Mobil,Ambientais 1

Próximo Post

Anterior Post



Top 50
Boo, o cachorro mais bonito do mundo Dicas financeiras – Como juntar dinheiro Raças de gatos fora do comum Carne na panela / Carne de panela A praia escondida mais bonita do mundo As mulheres mais lindas do mundo O sucesso de Anastasiya Kvitko no Instagram Hotel – Praias de nudismo Calcinhas para aumentar o bumbum Roupas que enlouquecem os homens Mulher sem roupa na rua Horta caseira – Dicas Novo Fiesta Sport Guerra do Vietnã – Vietnam War Mulher sem calcinha Honda HR-V – Honda HRV Sue Lasmar – O corpo mais perfeito de USA Game of Thrones – Rosie Mac x Emilia Clarke Entrevero – carne na tabua – carne no disco Depilaçao genital Novo Jetta – Volkswagen Jetta Novo Jetta – Volkswagen Jetta As praias mais lindas do mundo As mulheres e as lingeries Receita à la minuta Sexting adolescente Segredos da mulher de touro Renault Sandero Stepway Arte das unhas – Unhas decoradas Renault KWID Segredos da mulher de sagitário Stand Up Paddle James Bond contra SPECTRE Qual o gato mais lindo do mundo? Utilidades da água oxigenada Essa é pros comilões. Vai encarar? Essa é pros comilões. Vai encarar? A história do Volkswagen Gol Tijolo de encaixe – Tijolo ecológico Segredos da mulher de leão Bento Gonçalves – RS A moda plus-size – Modelos plus-size Jessie J – Flashlight – A Escolha Perfeita 2 Seres humanos e cavalos Segredos da mulher de capricórnio A história e evolução do bikini Receitas com Bacon Segredos da mulher de escorpião Como fazer panqueca? Os signos revelam os segredos das mulheres