Para quem sente vontade de ter seu próprio negócio, os filmes podem ser uma bom começo para buscar inspiração.
O cinema é um bom meio de descrever os comportamentos humanos, organizacionais, as tomadas de decisão, a comunicação, a liderança e tudo que tem relação com um tema específico.

Filmes que um empreendedor precisa assistir

The King’s Speech (2010) – O Discurso do Rei
O terapeuta Lionel Logue, passa para o rei a técnica e “truques” de como ou que falar, mais que isso passa confiança, mostra a postura ideal de uma pessoa pública e até a escolha das palavras na hora de um discurso.
O filme mostra a cumplicidade da amizade entre um terapeuta nada convencional e o Duque de York (que se tornaria o futuro Rei George VI).
George VI (Colin Firth), conhecido como Berty, assume, a contragosto, o trono de rei da Inglaterra quando seu irmão, Edward (Guy Pearce), abdica do posto em 1936. Despreparado, o novo rei pede o auxílio de um especialista em discursos, Lionel Logue (Geoffrey Rush), para superar seu nervosismo e gagueira.
Com o tempo, tornam-se amigos.

A Teoria de Tudo (2015)
Baseado na biografia do astrofísico Stephen Hawking, este filme conta seus primeiros anos na faculdade, o início da debilitação causada por uma doença degenerativa e o relacionamento com Jane Wide. Hawking é um exemplo de superação e inteligência que pode inspirar muitos empreendedores mais ligados em tecnologia.

The Aviator (2004) – O Aviador
Não tenha medo do “cara grande”.
O filme vencedor do Oscar mostra a carreira de 20 anos do lendário Howard Hughes (Leonardo DiCaprio), como ele deixa de ser um diretor de cinema Hollywood perfeccionista para um piloto de avião inovador e proprietário de uma companhia aérea.
O filme mostra como Hughes assume a Trans World Airlines e tenta competir com a grande e ruim, Pan American Airlines.
A estrada é longa e a luta contra a Pan Am. é dura, mas Hughes nunca desiste.
E, embora eventualmente Hughes no filme sofria de paranóia e fobias debilitantes, pelo menos faz um breve retorno no final.

O Lobo de Wall Street (2014)
Baseado em fatos reais, conta a história de Jordan Belfort, que se tornou milionário com sua corretora Stratton Oakmont.
O filme mostra a trajetória que levou Belfort a ser preso por serviços financeiros ilegais.
Pode ser um bom exemplo de como a determinação pode levar ao topo e da importância de agir dentro das leis para ter um negócio sólido.

A Rede Social (2010)
O filme conta a história dos bastidores de uma das redes sociais mais populares da atualidade:
O Facebook. A história de Mark Zuckerberg é narrada envolvendo toda a criação do negócio, desde o desenvolvimento da ideia até o crescimento acelerado e as desavenças.

Chef (2014)
Lançado no ano passado nos cinemas brasileiros, o filme conta a trajetória de superação do chef Carl Casper depois de perder seu emprego.
Dirigido por Jon Favreau, que também interpreta o papel principal, o longa ensina como começar do zero pode ser o caminho para o sucesso.

Amor sem Escalas (2009)
O personagem de George Clooney viaja para vários lugares com a tarefa de demitir funcionários de outras empresas.
Durante seu caminho, encontra uma funcionária mais jovem que está tentando emplacar uma tecnologia capaz de substituir seu trabalho.
Da gestão de pessoas à revisão de processos, o filme faz os empreendedores pensarem quando é hora de inovar internamente.

Margin Call: O Dia Antes do Fim (2011)
Uma corretora passando por um momento de crise é o pano de fundo deste longa, que trata da crise de 2008 e de como um grupo de funcionários descobriu que a corretora estava arriscando muito mais do que deveria.

Tucker: Um Homem e Seu Sonho (1988)
Direção de Francis Ford Coppola e estrelado por Jeff Bridges, o filme conta a determinação de um empreendedor em fazer sua ideia dar certo.
Preston Tucker, um produtor de automóveis dos anos 1940, é um empresário determinado que lutava contra os gigantes da indústria nos Estados Unidos.