Fluxo de caixa, controle financeiro…

Controlar as finanças da empresa é realmente importante?
O que é fluxo de caixa?
O fluxo de caixa organiza as atividades financeiras da empresa?
O fluxo de caixa é instrumento de gestão empresarial?
Esses são alguns questionamentos feitos por nós empreendedores na administração cotidiana de nossos negócios.
O proposto neste artigo é explicar o que é controle financeiro e fluxo de caixa.
E uma utilização prática dessas ferramentas na gerência de nossas empresas.

Controle financeiro baseia-se na coordenação das atividades e avaliação da condição financeira da empresa. Por meio de relatórios financeiros elaborados a partir dos dados patrimoniais e da situação do fluxo de caixa.

Fluxo de caixa, controle financeiro, financeiras da empresa, empreendedores, administração, finanças 1

Controlar as finanças da empresa significa que o empresário tem consciência da situação financeira real em que se encontra. Isto é, significa saber qual é o melhor momento para se realizar investimentos ou não.
Fluxo de caixa refere-se ao montante de caixa recebido e gasto por uma empresa durante um período de tempo definido, algumas vezes ligado a um projeto específico.
Tem sua utilidade no controle de capital, estudo da viabilidade de um projeto antes de sua execução, identifica, com antecedência, o volume de fundos que será procurado em fontes de créditos, capta a confiança dos credores ao procurá-los com antecedência, controla os eventuais desvios identificados, em relação aos planos traçados, preve possíveis aplicações para excesso de fundos e o uso eficiente e racional dos recursos disponíveis, entre outros.

Fluxo de caixa, controle financeiro, financeiras da empresa, empreendedores, administração, finanças 2

Sabemos o que é controle financeiro e fluxo de caixa , como utilizar essas ferramentas de maneira a otimizar o processo de gestão da empresa?
O processo de controle financeiro e fluxo de caixa baseia-se no princípio de registro de contas. Então, primeiro devemos providenciar o registro das contas a pagar e a receber, registro de caixa das entradas e saídas, controle de estoque, controle bancário.

A análise patrimonial também se faz necessária nessa fase de registros para fins de comparação da situação financeira da empresa, teremos que catalogar os bens da empresa, o capital de giro, as tendência de crescimento, endividamento e rentabilidade.

Fluxo de caixa, controle financeiro, financeiras da empresa, empreendedores, administração, finanças 3

Todo esse processo valerá para o conhecimento da situação financeira real da empresa e a criação de parâmetros para projeções futuras.
Estabelecido todo processo de registro agora vamos utilizar o fluxo de caixa para visualizarmos a situação atual da empresa e projetar uma situação futura, lembrando que os dados patrimoniais não entram na criação do fluxo de caixa.
Que deve conter em sua formulação todas as receitas da empresa, inclusive as não advindas do rédito, e todas as despesas e custos, separados os fixos e variáveis. Além das previões de recebimentos e pagamentos futuros.

Fluxo de caixa, controle financeiro, financeiras da empresa, empreendedores, administração, finanças 4

Próximo Post

Anterior Post



Top 50


iEXE




9dades
       Copyright 2000-2015 - 9dades