O metabolismo se refere à quantidade de calorias que o organismo gasta para desempenhar suas funções, como respirar, bombear sangue e praticar atividade física.

Acelerá-lo significa fazer com que o organismo use mais energia para realizar o mesmo trabalho.

Existem três tipos de metabolismo:
• Metabolismo de repouso
• Termogênese alimentar
• Metabolismo de atividade física

O de repouso, também chamado de basal, corresponde ao gasto necessário para manter as funções básicas, como o batimento cardíaco.

A taxa metabólica de repouso equivale de 60 a 70% do gasto energético do dia.
Ela depende da genética e de fatores modificáveis, como a quantidade de massa muscular do corpo.

Uma das principais formas de acelerar o metabolismo basal é aumentar a massa magra, pois, para se manter ativo, o músculo gasta mais energia do que outros tecidos, como a gordura.

Medidas que aceleram o metabolismo

Tomar água

Ao entrar no organismo, a água precisa ser ajustada para a temperatura do corpo.
O organismo gasta energia para fazer equilíbrio térmico.

Colocar pimenta na comida

A capsaicina, uma substância responsável pelo ardor de alimentos apimentados, como a pimenta, é capaz de acelerar o metabolismo em até 20%.
Ela estimula a liberação de adrenalina e, consequentemente, aumenta os batimentos cardíacos, atividade que demanda energia.

Consumir mais proteína

Alimentos ricos em proteína, como carnes, leite e ovo, são mais difíceis de serem digeridos do que carboidratos e gorduras.
Por esse motivo, a digestão de proteínas consome mais calorias, e aumenta o metabolismo.
A recomendação é ingerir de 1 a 1,4 gramas de proteína por quilo de peso.

Fazer treino intervalado

O treino intervalado é um método de treinamento que consiste em alternar o exercício entre intensidades muito altas (até 90% da frequência cardíaca máxima) e baixas a médias (não ultrapassando 70% da frequência cardíaca máxima), por, no máximo, 30 minutos.
Esse treino faz com que o corpo continue queimando calorias por até uma hora depois da atividade, o que eleva o metabolismo e favorece o emagrecimento.

Tomar café da manhã

Tomar café da manhã influencia a velocidade do metabolismo ao longo do dia.
Depois de um jejum noturno que varia de 8 a 12 horas, o corpo precisa de combustível.
Um café da manhã rico em fibras, proteínas e frutas é ideal para quebrar o jejum.

Controlar o stress

O stress faz com que o corpo secrete altos níveis de cortisol, hormônio que favorece o acúmulo de gordura abdominal e aumenta a fome.
Não por acaso, uma recente pesquisa da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, comprovou que dias estressantes desaceleram o metabolismo.
Por isso, controlar os nervos ajuda a emagrecer.

Dormir bem

Uma noite mal dormida atrapalha a produção de diversos hormônios.
Não dormir no mínimo oito horas por noite afeta, por exemplo, a produção de cortisol, hormônio que favorece o acúmulo de gordura abdominal.

Praticar musculação

Trocar a gordura do corpo por músculo, por meio de musculação, por exemplo, é uma estratégia de acelerar o metabolismo.
Quanto mais músculos o corpo tiver, mais calorias serão gastas, porque o músculo é o tecido que mais necessita de energia para manter-se ativo.

Comer de três em três horas

Comer de três em três horas estimula a termogênese alimentar, referente à quantidade de calorias que o corpo gasta para digerir, metabolizar ou armazenar os nutrientes.
Fracionar a dieta é importante tanto para evitar que a pessoa sinta muita fome e exagere na próxima refeição quanto para acelerar o metabolismo.