Marcas famosas e seus significados

Os segredos ocultos nos logotipos das grandes marcas

Amazon, Empresas, Comércio, Empresas,Lojas online, BlackBerry, Canon, Empresas japonesas, Google, Häagen Dazs, Comida rápida, Ikea, Varejo, Lego, Marcas, Bebidas, Pepsi, Reebok, Skype, Sony, Indústria eletroeletrônica, Spotify, Starbucks, Cafeterias, Alimentação, Virgin, Yahoo!

Amazon
O criador da empresa, Jeff Bezos, queria um nome que tivesse a letra inicial “a” para aparecer no topo de qualquer lista alfabética.
Ele achou a inspiração no Rio Amazonas: gostou da ideia de usar o nome do maior rio do mundo para representar suas ambições nos negócios.
Amazon-Empresas-BlackBerry-Canon-Empresas japonesas-Google-tecnologia-Haagen Dazs-Comida-Ikea-Varejo-Lego-Marcas-Pepsi-Reebok-Skype-Sony-Spotify-Starbucks-Cafeterias-Virgin-Yahoo 1

Skype
A marca misturou “sky” (céu) com “peer-to-peer” (termo para falar de conexão ponto a ponto). Assim criaram Skyper. Mais tarde, a empresa abandonou o “r”.
Amazon-Empresas-BlackBerry-Canon-Empresas japonesas-Google-tecnologia-Haagen Dazs-Comida-Ikea-Varejo-Lego-Marcas-Pepsi-Reebok-Skype-Sony-Spotify-Starbucks-Cafeterias-Virgin-Yahoo 2

Reebok
A marca de materiais esportivos se inspirou em “rhebok”, a palavra africâner para um tipo de antílope, o Pelea capreolus. Tudo a ver com agilidade e corrida.
Amazon-Empresas-BlackBerry-Canon-Empresas japonesas-Google-tecnologia-Haagen Dazs-Comida-Ikea-Varejo-Lego-Marcas-Pepsi-Reebok-Skype-Sony-Spotify-Starbucks-Cafeterias-Virgin-Yahoo 3

Spotify
Os criadores da empresa de streaming usaram as palavras “spot” e “identify” para criar Spotify. Spot é “ponto”, “local”. Identify é “identificar”.
Amazon-Empresas-BlackBerry-Canon-Empresas japonesas-Google-tecnologia-Haagen Dazs-Comida-Ikea-Varejo-Lego-Marcas-Pepsi-Reebok-Skype-Sony-Spotify-Starbucks-Cafeterias-Virgin-Yahoo 4

Blackberry
O nome da companhia foi criado em 1999 depois de verem que os botões do celular pareciam as “bolinhas” da amora preta.
Amazon-Empresas-BlackBerry-Canon-Empresas japonesas-Google-tecnologia-Haagen Dazs-Comida-Ikea-Varejo-Lego-Marcas-Pepsi-Reebok-Skype-Sony-Spotify-Starbucks-Cafeterias-Virgin-Yahoo 5

Ikea
Ikea é uma mistura de duas referências: O “i” e o “k” vêm das iniciais do fundador, Ingvar Kamprad.
O “e” e o “a” vem de Elmtaryd e Agunnaryd, os nomes da fazenda e da vila onde ele cresceu.
Amazon-Empresas-BlackBerry-Canon-Empresas japonesas-Google-tecnologia-Haagen Dazs-Comida-Ikea-Varejo-Lego-Marcas-Pepsi-Reebok-Skype-Sony-Spotify-Starbucks-Cafeterias-Virgin-Yahoo 6

Virgin
Um colega de Richard Branson, criador da Virgin, teria dito que eles “eram completamente virgens nos negócios”.
Amazon-Empresas-BlackBerry-Canon-Empresas japonesas-Google-tecnologia-Haagen Dazs-Comida-Ikea-Varejo-Lego-Marcas-Pepsi-Reebok-Skype-Sony-Spotify-Starbucks-Cafeterias-Virgin-Yahoo 7

Google
Google vem de “googol”, termo matemático que define o numeral 1 seguido de 100 zeros (ou seja: um número bem grande).
Tamanho gigantismo representa o mundo de informações e dados que o Google tenta buscar e rastrear.
Amazon-Empresas-BlackBerry-Canon-Empresas japonesas-Google-tecnologia-Haagen Dazs-Comida-Ikea-Varejo-Lego-Marcas-Pepsi-Reebok-Skype-Sony-Spotify-Starbucks-Cafeterias-Virgin-Yahoo 8

Pepsi
O criador da bebida, Caleb Bradham, foi pouco original no início: batizou sua invenção de “Brad’s Drink” (“Bebida do Brad”).
Depois, achou o “Pepsi” em “dyspepsia”, que é basicamente intestino preso. E a bebida tinha intenções curativas em sua origem, no fim do século 19.
Amazon-Empresas-BlackBerry-Canon-Empresas japonesas-Google-tecnologia-Haagen Dazs-Comida-Ikea-Varejo-Lego-Marcas-Pepsi-Reebok-Skype-Sony-Spotify-Starbucks-Cafeterias-Virgin-Yahoo 9

Starbucks
O nome da rede de cafés tem inspirações literárias. Vem do famoso livro “Moby Dick”, de Herman Melville, onde há um certo Capitão Starbuck (sem o “s” no final).
A marca queria remeter aos mares e aos antigos navegadores e exploradores que transportavam entre continentes alimentos e mercadorias. E café, claro.
Essa referência marítima também aparece na sereia de duas caudas presente no logo.
Amazon-Empresas-BlackBerry-Canon-Empresas japonesas-Google-tecnologia-Haagen Dazs-Comida-Ikea-Varejo-Lego-Marcas-Pepsi-Reebok-Skype-Sony-Spotify-Starbucks-Cafeterias-Virgin-Yahoo 10

Yahoo!
O nome nasceu como um acrônimo para a expressão em inglês “Yet Another Hierarchical Officious Oracle” (algo como “Ainda outro hierárquico e oficioso oráculo”).
Mas o nome também veio das histórias de “As Viagens de Gulliver”, onde uma espécie mágica chamada Yahoo é descrita como “violenta, barulhenta, rude”.
Amazon-Empresas-BlackBerry-Canon-Empresas japonesas-Google-tecnologia-Haagen Dazs-Comida-Ikea-Varejo-Lego-Marcas-Pepsi-Reebok-Skype-Sony-Spotify-Starbucks-Cafeterias-Virgin-Yahoo 11

Häagen-Dazs
A marca de sorvetes tem cara de nórdica, mas é bem americana. De Nova York, mais precisamente.
O dono queria um nome que soasse dinamarquês, justamente para transmitir a ideia de uma marca antiga, tradicional, confiável, artesanal, talvez de uma longínqua família europeia. Deu certo.
Amazon-Empresas-BlackBerry-Canon-Empresas japonesas-Google-tecnologia-Haagen Dazs-Comida-Ikea-Varejo-Lego-Marcas-Pepsi-Reebok-Skype-Sony-Spotify-Starbucks-Cafeterias-Virgin-Yahoo 12

Sony
A japonesa Sony misturou a palavra em latim “sonus”, que significa “som”, com a expressão popular japonesa “sonny”, que nos anos 1950 descrevia um jovem que fosse “inteligente e apresentável”.
Amazon-Empresas-BlackBerry-Canon-Empresas japonesas-Google-tecnologia-Haagen Dazs-Comida-Ikea-Varejo-Lego-Marcas-Pepsi-Reebok-Skype-Sony-Spotify-Starbucks-Cafeterias-Virgin-Yahoo 13

Lego
De origem dinamarquesa, a Lego combina as palavras “leg got”, que significa “brinque bem”.
Amazon-Empresas-BlackBerry-Canon-Empresas japonesas-Google-tecnologia-Haagen Dazs-Comida-Ikea-Varejo-Lego-Marcas-Pepsi-Reebok-Skype-Sony-Spotify-Starbucks-Cafeterias-Virgin-Yahoo 14

Canon
A marca japonesa de fotografia, quando foi criada, se chamava “Kwanon” – que é o nome de uma deusa do budismo.
Em 1935, a empresa queria se tornar mais popular no mundo e precisava de uma palavra com aparência mais “normal e fácil”. Então veio “Canon”.
Amazon-Empresas-BlackBerry-Canon-Empresas japonesas-Google-tecnologia-Haagen Dazs-Comida-Ikea-Varejo-Lego-Marcas-Pepsi-Reebok-Skype-Sony-Spotify-Starbucks-Cafeterias-Virgin-Yahoo 15

Próximo Post

Anterior Post



Top 50


iEXE




9dades
       Copyright 2000-2015 - 9dades