Motos customizadas

A cena retrô custom está fervendo na Europa e as fábricas perceberam isso.
Muitas estão apelando para a customização para atrair novos clientes, como você já viu aqui.
Embora esteja na moda a colaboração entre fábricas e customizadores, o fenômeno não é assim tão novo.
As motos customizadas são encomendadas pleos fabricantes para alguma oficina famosa, como a Deus Ex-Machina ou Roland Sands Design.

 

Triumph TFC1 Bobber

No Salão de Milão de 2014, a Triumph criou o Factory Custom build-off, um concurso no qual duas equipes criam suas visões únicas para um mesmo modelo, no caso a boa e velha Bonneville. Entre as duas criações, a TFC1, no melhor estilo Bobber, foi sem dúvida a mais inusitada e bonita, é claro. Por trás da simplicidade estética do modelo um mix entre passado e futuro. Retrô e moderno… Na dianteira, chama atenção o garfo em forma de losango, com duplo amortecedor. Voltando às origens, esta Bobber abdicou da injeção para adotar o tradicional carburador. Com tanque bicolor, banco solo, uma grande coroa na roda, pneu traseiro quadrado e longos escapes, que envolvem toda a moto.
Triumph TFC1, BMW, Yamaha Hyper, Harley-Davidson, Honda CB 1100, Yamaha Cage-Six, Kawasaki Z1000, BMW K 1600 GTL, KTM Caselli, Ducati Scrambler, motos retrô, motos customizadas, Deus Ex-Machina, Roland Sands Design 1

 

BMW Concept Ninety by Roland Sands

A cafe racer conceitual, criada pela equipe do renomado customizador Roland Sands, presta tributo não somente às nove décadas da BMW Motorrad, como aos 40 anos da R 90 S, esportiva lançada no início da década de 1970 e que consagrou a fabricante por ser a primeira moto do mundo a contar com uma carenagem frontal de série e também ao superar os 200 km/h, marca impressionantes para a época. A Ninety conserva a pintura alaranjada, o propulsor Boxer de dois cilindros opostos e a bolha frontal da original R 90/S. Mas ela ganhou pneus largos, monobraço traseiro e deixou de lado os dois escapamentos da versão original para ganhar um cano duplo do lado esquerdo.
Triumph TFC1, BMW, Yamaha Hyper, Harley-Davidson, Honda CB 1100, Yamaha Cage-Six, Kawasaki Z1000, BMW K 1600 GTL, KTM Caselli, Ducati Scrambler, motos retrô, motos customizadas, Deus Ex-Machina, Roland Sands Design 2

 

Yamaha Hyper Modified TCross

Acredite se quiser: a Yamaha TCross foi criada com base no scooter TMax 530. Lançada em 2013, fez parte do projeto Hyper Modified, no qual a Yamaha convida equipes de customizadores a trazer suas visões singulares para os modelos da marca. Mantendo apenas o chassi e o motor bicilíndrico do scooter, a ideia era mostrar a que ponto uma customização pode transformar um modelo em outro completamente diferente. E o cruzamento entre o TMax e a linha YZ de motocross acabou gerando o TCross. O resultado final surpreende. No visual, a TCross puxou à mãe. As linhas presentes nas laterais da moto, o assento e a rabeta vêm da YZ 450F. Já o motor, devidamente assegurado por um protetor metálico, e o câmbio CVT são os traços herdados do TMax 530.
Triumph TFC1, BMW, Yamaha Hyper, Harley-Davidson, Honda CB 1100, Yamaha Cage-Six, Kawasaki Z1000, BMW K 1600 GTL, KTM Caselli, Ducati Scrambler, motos retrô, motos customizadas, Deus Ex-Machina, Roland Sands Design 3

 

Street 750 by Harley-Davidson

Para lançar a linha Street em Milão 2013, a Harley-Davidson levou quatro para a Itália quatro versões especialmente modificadas da Street 750 para reforçar a vocação urbana da nova família, que também está presente no slogan The Street is Where I Live, ou A Rua é Onde eu Vivo, em tradução livre. Com propostas diferentes, os projetos refletiram os estilos mais populares de customização. Sem dúvida, a mais impactante foi uma musculosa versão com ares de drag bike. Com suspensão traseira bichoque a gás e garfo telescópico invertido na dianteira, o motor também foi retrabalhado pela divisão Screamin Eagle e saltou para 800cc. Os escapes duplos curtos terminam em duas ponteiras alaranjadas curvadas para baixo.
Triumph TFC1, BMW, Yamaha Hyper, Harley-Davidson, Honda CB 1100, Yamaha Cage-Six, Kawasaki Z1000, BMW K 1600 GTL, KTM Caselli, Ducati Scrambler, motos retrô, motos customizadas, Deus Ex-Machina, Roland Sands Design 4

 

Honda CB 1100 by Mugen

Considerada a empresa oficial de customização dos carros e motos Honda, a Mugen, com sede ao norte de Tóquio, Japão, foi a primeira a criar uma versão da CB 1100, uma naked retrô lançada pela marca japonesa em 2011. Provando que nem sempre é preciso radicalizar para criar uma moto customizada legal, a Mugen apostou em acessórios de época, como a carenagem no melhor estilo anos 1970, e o banco café racer para criar uma moto simples, porém de muito bom gosto. Além do novo banco, a CB 1100 ganhou uma alça para a garupa arredondada, como nas motos antigas, e os dois escapes cromados foram substituídos por ponteiras mais curtas, pintadas na cor preta.
Triumph TFC1, BMW, Yamaha Hyper, Harley-Davidson, Honda CB 1100, Yamaha Cage-Six, Kawasaki Z1000, BMW K 1600 GTL, KTM Caselli, Ducati Scrambler, motos retrô, motos customizadas, Deus Ex-Machina, Roland Sands Design 5

 

Yamaha Cage-Six by Nicolas Chapel

A equipe do designer francês Nicolas Chapel provou que a comportada e equilibrada Yamaha XJ6 tem potencial para ir muito além do lugar comum ao criar a Cage-Six, uma genuína ‘stunt bike’ feita com base no conhecido modelo. As stunt bikes são modelos comumente utilizados em shows e apresentações acrobáticas. “Nós criamos um design funcional e acrescentamos itens necessários para se fazer manobras com a moto”, comenta Chapel. Ela ganhou pedaleiras especiais, aceleradores adaptados e uma nova rabeta. E uma gaiola de proteção para evitar danos em caso de quedas na manobra. Mas propulsor, chassi, suspensão e rodas foram mantidos originais. O resultado final ficou tão legal que serviu de inspiração para uma versão especial da MT-07, lançada no Intermot 2014, chamada de Moto-Cage.
Triumph TFC1, BMW, Yamaha Hyper, Harley-Davidson, Honda CB 1100, Yamaha Cage-Six, Kawasaki Z1000, BMW K 1600 GTL, KTM Caselli, Ducati Scrambler, motos retrô, motos customizadas, Deus Ex-Machina, Roland Sands Design 6

 

Kawasaki Z1000 by LSL

Mais que uma fabricante de acessórios para motos, a alemã LSL também customiza diversos modelos sob encomenda. Já fizeram algumas das Triumph Bonneville mais legais que já vi. Mas, em 2014, a empresa foi contratada para um projeto especial: customizar a potente e nervosa Z1000. Dona de um desenho moderno e agressivo, a naked japonesa ficou ainda mais esportiva mostrada no Intermot de 2014. Ela ganhou uma nova carenagem sob o farol, spoiler e capa de banco para ressaltar sua esportividade, afinal o motor produz 145 cv de potência máxima. Para ressaltar o ronco do motor quatro em linha, uma pequena ponteira curta, no melhor estilo MotoGP.
Triumph TFC1, BMW, Yamaha Hyper, Harley-Davidson, Honda CB 1100, Yamaha Cage-Six, Kawasaki Z1000, BMW K 1600 GTL, KTM Caselli, Ducati Scrambler, motos retrô, motos customizadas, Deus Ex-Machina, Roland Sands Design 7

 

BMW K 1600 GTL by Kenji Nagai

A BMW criou, no Japão, o projeto Ignite Straight Six para promover a luxuosa grã-turismo K 1600 GTL com seus seis cilindros em linha. Entre as criações expostas nos salões japoneses de Osaka e Tóquio, que ocorreram no início deste ano, destaque para a Ken’s Factory Special feita por Kenji Nagai. A K 1600 foi totalmente despida e transformada em uma Bobber. O dorso da moto é todo de alumínio, incluindo o assento e o painel reduzido a um pequeno mostrador analógico no centro. Na dianteira, o garfo é preso em um ângulo de cáster bastante aberto e uma placa metálica com uma luz redonda substitui o complexo conjunto óptico da touring bávara.
Triumph TFC1, BMW, Yamaha Hyper, Harley-Davidson, Honda CB 1100, Yamaha Cage-Six, Kawasaki Z1000, BMW K 1600 GTL, KTM Caselli, Ducati Scrambler, motos retrô, motos customizadas, Deus Ex-Machina, Roland Sands Design 8

 

KTM Caselli by Roland Sands

O customizador californiano, Roland Sands, aprece de novo em nossa lista, mas por uma boa causa. Essa inusitada releitura da KTM 450 SX-F foi criada para a estreia do filme On Any Sunday, The Nex Chapter (Em um domingo qualquer 2, ainda sem título no Brasil) no final do ano passado e também para ajudar a fundação Kurt Caselli, piloto da KTM que faleceu em um acidente durante o Baja 1000 de 2013. O modelo participou das filmagens e depois foi leiloado e o valor doado para a fundação Kurt Caselli, criada pelos amigos e familiares do piloto. A ideia era recriar uma moto trail dos anos 1970 em um modelo atual. Basta olhar para a foto para ver que a moderna KTM 2014 ficou mesmo com cara das primeiras dirt-bikes.
Triumph TFC1, BMW, Yamaha Hyper, Harley-Davidson, Honda CB 1100, Yamaha Cage-Six, Kawasaki Z1000, BMW K 1600 GTL, KTM Caselli, Ducati Scrambler, motos retrô, motos customizadas, Deus Ex-Machina, Roland Sands Design 9

 

Ducati Scrambler Hondo Grattan by Deus

A filial italiana da famosa marca Deus Ex-Machina criou com base na Ducati Scrambler a inusitada Hondo Grattan, que herdou o nome em de um famoso cavalo australiano que ganhava todas as corridas na pista de Harold Park, em Sidney, Austrália. Inspirada pelas motos off-road de competição, a empresa fabricou uma roupagem de corrida, e uma curta ponteira de escapamento. A rabeta é feita em uma única peça com um engraçado assento de veludo na cor azul. A curiosa carenagem dianteira funciona como number plate e também abriga o farol. Embora tenha inspiração off-road e as benaglas dianteiras contem com protetores, o paralama dianteiro foi mantido por uma questão de estilo, pois de tão pequeno não vai desviar lama e poeira do piloto.
Triumph TFC1, BMW, Yamaha Hyper, Harley-Davidson, Honda CB 1100, Yamaha Cage-Six, Kawasaki Z1000, BMW K 1600 GTL, KTM Caselli, Ducati Scrambler, motos retrô, motos customizadas, Deus Ex-Machina, Roland Sands Design10

Próximo Post

Anterior Post



Top 50


iEXE




9dades
       Copyright 2000-2015 - 9dades