Motos customizadas

A cena retrô custom está fervendo na Europa e as fábricas perceberam isso.
Muitas estão apelando para a customização para atrair novos clientes, como você já viu aqui.
Embora esteja na moda a colaboração entre fábricas e customizadores, o fenômeno não é assim tão novo.
As motos customizadas são encomendadas pleos fabricantes para alguma oficina famosa, como a Deus Ex-Machina ou Roland Sands Design.

Motos customizadas
Motos customizadas
Motos customizadas
Motos customizadas
Motos customizadas
Motos customizadas
Motos customizadas
Motos customizadas
Motos customizadas
 

Triumph TFC1 Bobber

No Salão de Milão de 2014, a Triumph criou o Factory Custom build-off, um concurso no qual duas equipes criam suas visões únicas para um mesmo modelo, no caso a boa e velha Bonneville. Entre as duas criações, a TFC1, no melhor estilo Bobber, foi sem dúvida a mais inusitada e bonita, é claro. Por trás da simplicidade estética do modelo um mix entre passado e futuro. Retrô e moderno… Na dianteira, chama atenção o garfo em forma de losango, com duplo amortecedor. Voltando às origens, esta Bobber abdicou da injeção para adotar o tradicional carburador. Com tanque bicolor, banco solo, uma grande coroa na roda, pneu traseiro quadrado e longos escapes, que envolvem toda a moto.
Triumph TFC1, BMW, Yamaha Hyper, Harley-Davidson, Honda CB 1100, Yamaha Cage-Six, Kawasaki Z1000, BMW K 1600 GTL, KTM Caselli, Ducati Scrambler, motos retrô, motos customizadas, Deus Ex-Machina, Roland Sands Design 1

 

BMW Concept Ninety by Roland Sands

A cafe racer conceitual, criada pela equipe do renomado customizador Roland Sands, presta tributo não somente às nove décadas da BMW Motorrad, como aos 40 anos da R 90 S, esportiva lançada no início da década de 1970 e que consagrou a fabricante por ser a primeira moto do mundo a contar com uma carenagem frontal de série e também ao superar os 200 km/h, marca impressionantes para a época. A Ninety conserva a pintura alaranjada, o propulsor Boxer de dois cilindros opostos e a bolha frontal da original R 90/S. Mas ela ganhou pneus largos, monobraço traseiro e deixou de lado os dois escapamentos da versão original para ganhar um cano duplo do lado esquerdo.
Triumph TFC1, BMW, Yamaha Hyper, Harley-Davidson, Honda CB 1100, Yamaha Cage-Six, Kawasaki Z1000, BMW K 1600 GTL, KTM Caselli, Ducati Scrambler, motos retrô, motos customizadas, Deus Ex-Machina, Roland Sands Design 2

 

Yamaha Hyper Modified TCross

Acredite se quiser: a Yamaha TCross foi criada com base no scooter TMax 530. Lançada em 2013, fez parte do projeto Hyper Modified, no qual a Yamaha convida equipes de customizadores a trazer suas visões singulares para os modelos da marca. Mantendo apenas o chassi e o motor bicilíndrico do scooter, a ideia era mostrar a que ponto uma customização pode transformar um modelo em outro completamente diferente. E o cruzamento entre o TMax e a linha YZ de motocross acabou gerando o TCross. O resultado final surpreende. No visual, a TCross puxou à mãe. As linhas presentes nas laterais da moto, o assento e a rabeta vêm da YZ 450F. Já o motor, devidamente assegurado por um protetor metálico, e o câmbio CVT são os traços herdados do TMax 530.
Triumph TFC1, BMW, Yamaha Hyper, Harley-Davidson, Honda CB 1100, Yamaha Cage-Six, Kawasaki Z1000, BMW K 1600 GTL, KTM Caselli, Ducati Scrambler, motos retrô, motos customizadas, Deus Ex-Machina, Roland Sands Design 3

 

Street 750 by Harley-Davidson

Para lançar a linha Street em Milão 2013, a Harley-Davidson levou quatro para a Itália quatro versões especialmente modificadas da Street 750 para reforçar a vocação urbana da nova família, que também está presente no slogan The Street is Where I Live, ou A Rua é Onde eu Vivo, em tradução livre. Com propostas diferentes, os projetos refletiram os estilos mais populares de customização. Sem dúvida, a mais impactante foi uma musculosa versão com ares de drag bike. Com suspensão traseira bichoque a gás e garfo telescópico invertido na dianteira, o motor também foi retrabalhado pela divisão Screamin Eagle e saltou para 800cc. Os escapes duplos curtos terminam em duas ponteiras alaranjadas curvadas para baixo.
Triumph TFC1, BMW, Yamaha Hyper, Harley-Davidson, Honda CB 1100, Yamaha Cage-Six, Kawasaki Z1000, BMW K 1600 GTL, KTM Caselli, Ducati Scrambler, motos retrô, motos customizadas, Deus Ex-Machina, Roland Sands Design 4

 

Honda CB 1100 by Mugen

Considerada a empresa oficial de customização dos carros e motos Honda, a Mugen, com sede ao norte de Tóquio, Japão, foi a primeira a criar uma versão da CB 1100, uma naked retrô lançada pela marca japonesa em 2011. Provando que nem sempre é preciso radicalizar para criar uma moto customizada legal, a Mugen apostou em acessórios de época, como a carenagem no melhor estilo anos 1970, e o banco café racer para criar uma moto simples, porém de muito bom gosto. Além do novo banco, a CB 1100 ganhou uma alça para a garupa arredondada, como nas motos antigas, e os dois escapes cromados foram substituídos por ponteiras mais curtas, pintadas na cor preta.
Triumph TFC1, BMW, Yamaha Hyper, Harley-Davidson, Honda CB 1100, Yamaha Cage-Six, Kawasaki Z1000, BMW K 1600 GTL, KTM Caselli, Ducati Scrambler, motos retrô, motos customizadas, Deus Ex-Machina, Roland Sands Design 5

 

Yamaha Cage-Six by Nicolas Chapel

A equipe do designer francês Nicolas Chapel provou que a comportada e equilibrada Yamaha XJ6 tem potencial para ir muito além do lugar comum ao criar a Cage-Six, uma genuína ‘stunt bike’ feita com base no conhecido modelo. As stunt bikes são modelos comumente utilizados em shows e apresentações acrobáticas. “Nós criamos um design funcional e acrescentamos itens necessários para se fazer manobras com a moto”, comenta Chapel. Ela ganhou pedaleiras especiais, aceleradores adaptados e uma nova rabeta. E uma gaiola de proteção para evitar danos em caso de quedas na manobra. Mas propulsor, chassi, suspensão e rodas foram mantidos originais. O resultado final ficou tão legal que serviu de inspiração para uma versão especial da MT-07, lançada no Intermot 2014, chamada de Moto-Cage.
Triumph TFC1, BMW, Yamaha Hyper, Harley-Davidson, Honda CB 1100, Yamaha Cage-Six, Kawasaki Z1000, BMW K 1600 GTL, KTM Caselli, Ducati Scrambler, motos retrô, motos customizadas, Deus Ex-Machina, Roland Sands Design 6

 

Kawasaki Z1000 by LSL

Mais que uma fabricante de acessórios para motos, a alemã LSL também customiza diversos modelos sob encomenda. Já fizeram algumas das Triumph Bonneville mais legais que já vi. Mas, em 2014, a empresa foi contratada para um projeto especial: customizar a potente e nervosa Z1000. Dona de um desenho moderno e agressivo, a naked japonesa ficou ainda mais esportiva mostrada no Intermot de 2014. Ela ganhou uma nova carenagem sob o farol, spoiler e capa de banco para ressaltar sua esportividade, afinal o motor produz 145 cv de potência máxima. Para ressaltar o ronco do motor quatro em linha, uma pequena ponteira curta, no melhor estilo MotoGP.
Triumph TFC1, BMW, Yamaha Hyper, Harley-Davidson, Honda CB 1100, Yamaha Cage-Six, Kawasaki Z1000, BMW K 1600 GTL, KTM Caselli, Ducati Scrambler, motos retrô, motos customizadas, Deus Ex-Machina, Roland Sands Design 7

 

BMW K 1600 GTL by Kenji Nagai

A BMW criou, no Japão, o projeto Ignite Straight Six para promover a luxuosa grã-turismo K 1600 GTL com seus seis cilindros em linha. Entre as criações expostas nos salões japoneses de Osaka e Tóquio, que ocorreram no início deste ano, destaque para a Ken’s Factory Special feita por Kenji Nagai. A K 1600 foi totalmente despida e transformada em uma Bobber. O dorso da moto é todo de alumínio, incluindo o assento e o painel reduzido a um pequeno mostrador analógico no centro. Na dianteira, o garfo é preso em um ângulo de cáster bastante aberto e uma placa metálica com uma luz redonda substitui o complexo conjunto óptico da touring bávara.
Triumph TFC1, BMW, Yamaha Hyper, Harley-Davidson, Honda CB 1100, Yamaha Cage-Six, Kawasaki Z1000, BMW K 1600 GTL, KTM Caselli, Ducati Scrambler, motos retrô, motos customizadas, Deus Ex-Machina, Roland Sands Design 8

 

KTM Caselli by Roland Sands

O customizador californiano, Roland Sands, aprece de novo em nossa lista, mas por uma boa causa. Essa inusitada releitura da KTM 450 SX-F foi criada para a estreia do filme On Any Sunday, The Nex Chapter (Em um domingo qualquer 2, ainda sem título no Brasil) no final do ano passado e também para ajudar a fundação Kurt Caselli, piloto da KTM que faleceu em um acidente durante o Baja 1000 de 2013. O modelo participou das filmagens e depois foi leiloado e o valor doado para a fundação Kurt Caselli, criada pelos amigos e familiares do piloto. A ideia era recriar uma moto trail dos anos 1970 em um modelo atual. Basta olhar para a foto para ver que a moderna KTM 2014 ficou mesmo com cara das primeiras dirt-bikes.
Triumph TFC1, BMW, Yamaha Hyper, Harley-Davidson, Honda CB 1100, Yamaha Cage-Six, Kawasaki Z1000, BMW K 1600 GTL, KTM Caselli, Ducati Scrambler, motos retrô, motos customizadas, Deus Ex-Machina, Roland Sands Design 9

 

Ducati Scrambler Hondo Grattan by Deus

A filial italiana da famosa marca Deus Ex-Machina criou com base na Ducati Scrambler a inusitada Hondo Grattan, que herdou o nome em de um famoso cavalo australiano que ganhava todas as corridas na pista de Harold Park, em Sidney, Austrália. Inspirada pelas motos off-road de competição, a empresa fabricou uma roupagem de corrida, e uma curta ponteira de escapamento. A rabeta é feita em uma única peça com um engraçado assento de veludo na cor azul. A curiosa carenagem dianteira funciona como number plate e também abriga o farol. Embora tenha inspiração off-road e as benaglas dianteiras contem com protetores, o paralama dianteiro foi mantido por uma questão de estilo, pois de tão pequeno não vai desviar lama e poeira do piloto.
Triumph TFC1, BMW, Yamaha Hyper, Harley-Davidson, Honda CB 1100, Yamaha Cage-Six, Kawasaki Z1000, BMW K 1600 GTL, KTM Caselli, Ducati Scrambler, motos retrô, motos customizadas, Deus Ex-Machina, Roland Sands Design10

Próximo Post

Anterior Post