O perigo da água em excesso

Novo estudo sugere que forçar o consumo de água pode levar a uma condição chamada hiponatremia.
Ela pode causar letargia, náusea, convulsões e até a morte.

Beber água quando não se está com sede exige um esforço três vezes maior na hora de engolir do que quando estamos com sede.
Esse esforço significa que estamos ultrapassando um mecanismo de proteção do corpo e pode causar problemas que vão desde náusea até coma e morte.

O perigo da água em excesso
O perigo da água em excesso
O perigo da água em excesso

A recomendação para a manutenção de uma boa saúde é beber 2 litros de água por dia.
Há quem diga 4 litros por dia.
Mas, mais do que bem, água em excesso pode fazer mal para a saúde e até matar.

De acordo com um estudo publicado na versão online do periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas), beber água em excesso ativa um mecanismo proteção no cérebro que inibe o ato de engolir.
Ao forçar a ingestão do líquido, essa proteção é ultrapassada e há um risco de intoxicação.

A “intoxicação” por excesso de água é chamada de hiponatremia, condição metabólica caracterizada pela redução de sódio no sangue a níveis tão baixos que pode causar letargia, náusea, convulsões, coma e até mesmo a morte.

Se nós fizermos só o que o nosso corpo pede, ou seja, beber água quando estamos com sede e não de acordo com um cronograma, provavelmente vai dar tudo certo. Exceto nos idosos, que tendem a ingerir menos água que o necessário e por isso, precisam estar atentos.”, disse Michael Farrell, da Universidade Monash, em Melbourne, na Austrália e um dos autores do estudo.

O perigo da água em excesso
O perigo da água em excesso
O perigo da água em excesso

No estudo, os pesquisadores pediram que as pessoas avaliassem a quantidade de esforço necessário para engolir a água em duas condições: após a prática de uma atividade física e, portanto, quando estavam com sede; e em uma outra situação, quando foram persuadidos a beber uma quantidade excessiva.
Nestes dois momentos, um equipamento de ressonância magnética media a atividade de várias partes do cérebro no momento anterior ao ato de engolir.

Os resultados mostraram que beber água quando não estamos com sede exigiu um esforço três vezes maior para engolir do que a ingestão do líquido logo após o exercício.
Nesse momento, a parte do cérebro mais ativa foi a área pré-frontal direita.
Os pesquisadores acreditam que essa região entra em cena para substituir o mecanismo de proteção e permitir que consigamos engolir a água.

O grande problema, na verdade, é quando a água entra mais rápido do que a capacidade do corpo em removê-la ou utilizá-la.
Isso dilui os eletrólitos do sangue e faz com que a água de viaje através do sangue e entre em células e órgãos tais como o cérebro , o que afeta sua capacidade de funcionamento.
Via: Veja

Próximo Post

Anterior Post



Top 50
Boo, o cachorro mais bonito do mundo Dicas financeiras – Como juntar dinheiro Carne na panela / Carne de panela Raças de gatos fora do comum A praia escondida mais bonita do mundo Calcinhas para aumentar o bumbum Hotel – Praias de nudismo Horta caseira – Dicas Roupas que enlouquecem os homens Novo Fiesta Sport Honda HR-V – Honda HRV Guerra do Vietnã – Vietnam War Sue Lasmar – O corpo mais perfeito de USA Game of Thrones – Rosie Mac x Emilia Clarke Mulher sem calcinha As mulheres mais lindas do mundo Mulher sem roupa na rua O sucesso de Anastasiya Kvitko no Instagram As mulheres e as lingeries Depilaçao genital Novo Jetta – Volkswagen Jetta Novo Jetta – Volkswagen Jetta Entrevero – carne na tabua – carne no disco Sexting adolescente As praias mais lindas do mundo Segredos da mulher de touro Renault Sandero Stepway Receita à la minuta James Bond contra SPECTRE Renault KWID Segredos da mulher de sagitário Arte das unhas – Unhas decoradas Stand Up Paddle Qual o gato mais lindo do mundo? Utilidades da água oxigenada Tijolo de encaixe – Tijolo ecológico Essa é pros comilões. Vai encarar? Essa é pros comilões. Vai encarar? A história do Volkswagen Gol Segredos da mulher de leão Seres humanos e cavalos Segredos da mulher de capricórnio A história e evolução do bikini Jessie J – Flashlight – A Escolha Perfeita 2 A moda plus-size – Modelos plus-size Receitas com Bacon Bento Gonçalves – RS Segredos da mulher de escorpião Os signos revelam os segredos das mulheres Coachella Valley Music and Arts Festival