O poder dos chás

Mitos e verdades sobre o poder dos chás.
O chá é uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores e raízes, geralmente preparada com água quente.
Cada variedade adquire um sabor definido de acordo com o processamento utilizado, que pode incluir oxidação, fermentação, e o contato com outras ervas, especiarias e frutos.

Historicamente, a origem do chá como erva medicinal útil para se manter desperto não é clara. O uso do chá, enquanto bebida social data, pelo menos, da época da dinastia Tang.
Os primeiros europeus a contactar com o chá foram os portugueses que chegaram ao Japão em 15431 .

1 – Chá é melhor que caféMITO
Depende, pois o excesso de café pode causar ansiedade, palpitações e falta de sono. Assim como o excesso de chá, principalmente os de espécie Camela sinensis (chá preto e chá verde), pois esses possuem quantidades de cafeína parecidas com as do café (entende-se por excesso mais de 5 xícaras por dia).
Os chás quando em exagero, podem irritar a mucosa gástrica favorecendo o aparecimento de gastrite e prejudicando os rins.

2 – O chá verde emagreceVERDADE
Estudos relatam que o chá verde pode emagrecer pois é diurético, diminui a ansiedade, aumenta o metabolismo das gorduras e faz o corpo gastar mais calorias, mas é claro que o efeito emagrecedor deve ser sempre associado a um plano alimentar adequado e a pratica de exercícios físicos.

tea

3 – Os chás são bons para acompanhar as refeiçõesMITO
Estudos apontam que alguns tipos de chá podem prejudicar a absorção de ferro.
O chá preto e o chá verde contém taninos que se complexam ao ferro impedindo sua absorção. Outros chás, como o de hortelã, são digestivos, auxiliando na digestão e absorção de nutrientes, são bons para serem tomados após a digestão.

4 – Chás retardam o envelhecimentoVERDADE
O chá verde apresenta substâncias como bioflavonoides e catequinas, que combatem radicais livres, protegem contra raios ultravioleta e estimulam a produção de colágeno. Todos esses efeitos são de ação antienvelhecimento, além disso, os taninos presentes possuem propriedades anti-séptica e adstringente, ideais para peles oleosas.

C

5 – Chá tem o poder de curar gripes ou infecçõesMITO
O chá verde possui uma substância chamada etilamina, que ajuda as células imunológicas a combaterem antígenos (vírus).
Os polifenóis do chá verde também bloqueiam a respostas aos estímulos que desencadeiam a rinite alérgica. Apesar disso, os chás não possuem o poder de curar gripes e infecções, apenas são benéficos como expectorantes, amenizando sintomas da gripe. Nesses casos, eles servem como alternativa de hidratação.

6 – O chá tem prazo de validade – VERDADE
O prazo de validade deve seguir sempre o da embalagem. Quanto a ingestão, o ideal é beber logo após o preparo, no máximo até 3h depois, antes que as substancias sejam oxidadas pelo ar processo que, em resumo, faz com quem percam a eficácia. A luz, o oxigênio e a temperatura ambiente influenciam na degradação dos compostos benéficos.

7 – Chá ajuda na hidratação do corpoVERDADE
Depende da quantidade e do tipo de chá ingerido. Acima de 5 xícaras de chá verde por dia a diurese aumenta e o corpo perde água e eletrólitos, portanto o ideal é no máximo 3 xícaras de chá verde ou branco por dia aliando a outros líquidos como água e sucos.

Mas cuidado: o uso indiscriminado dos chás pode trazer prejuízos, pois algumas ervas interagem com determinados medicamentos, anulando o efeito destes ou causando reações indesejáveis.
Fonte: RBS

poder, chás, validade, hidratação, envelhecimento, chá verde, emagrece chá, verde, emagrece folhas, flores, água quente ervas, especiarias, frutos 1

Próximo Post

Anterior Post



Top 50


iEXE




9dades
       Copyright 2000-2015 - 9dades