Pokémon Go o herói da Nintendo

Nem o mais otimista dos economistas poderia prever o sucesso que Pokémon Go, novo jogo de realidade aumentada da Nintendo, faria quando foi lançado.

Em menos de um mês, o jogo conseguiu superar o número de downloads de aplicativos já consolidados, como o Instagram e o WhatsApp.

O sucesso de Pokémon Go não trouxe apenas lucros exorbitantes para a companhia, como também a crença de um futuro promissor para a Nintendo.
Desde que o Wii, console em lançado em novembro de 2006, vendeu que 101,44 milhões de unidades, a empresa vem tentando emplacar algum sucesso global de sua criação, muitas vezes sem sucesso.

Ambas as vendas de softwares e hardwares declinaram significantemente nos últimos anos.
Desde o lançamento de Pokémon Go, as ações da empresa quase dobraram, fechando com o maior valor já visto desde junho de 2010.
Um sucesso como Pokémon Go é exatamente o que os investidores esperavam que acontecesse para a empresa.

O que é Pokémon Go

?
É um game gratuito de realidade aumentada para smartphones com sistemas iOS e Android em que você, usando o GPS do seu aparelho, pode sair caçando pokémon em locais reais como ruas, estabelecimentos, parques e até cemitérios.
Esse sistema está fazendo com que os jogadores saiam às ruas para encontrar mais monstrinhos.

O que posso fazer em Pokémon Go?

Existem alguns objetivos diferentes no game e decidir qual é o mais importante depende de você.
Você pode simplesmente capturar e colecionar os monstrinhos ou pode também treiná-los, neste caso capturando vários do mesmo para coletar “doces”, o que os faz subir de nível e ir batalhar pelo domínio de ginásios.

O que é realidade aumentada?

Diferentemente da realidade virtual, que cria um mundo que não existe aos olhos do jogador e usa óculos especiais, a realidade aumentada insere elementos que não existem no mundo real ao usuário.
Ou seja, você vai ser o mundo real ao ser redor com elementos virtuais na tela do seu smartphone ou até de óculos de realidade virtual.
Em Pokémon Go, a câmera do seu celular vai mostrar o ambiente ao seu redor além de pokémon e outros elementos.

Quem desenvolve o Pokémon Go?

O projeto é, de fato, da Niantic,responsável por outro game popular que une GPS com o gameplay chamado Ingress.
A Niantic era uma startup do Google e a ideia surgiu há alguns anos quando a gigante das buscas fez uma brincadeira de 1º de Abril unindo Pokémon e o Google Maps.

Embora seja criado por outro estúdio, Junichi Masuda (diretor e produtor da série Pokémon na Gamefreak desde Ruby/Saphire) esteve bastante presente durante seu desenvolvimento.
Ele testou o game em seus diversos estágios e foi essencial ao projeto, dando direcionamento e dizendo o que “era e o que não Pokémon no game”.
Shigeru Miyamoto também fez parte, de alguma forma, no projeto e deu feedback, mas ficou mais distante desse título de realidade aumentada.

Como os PokéStops foram selecionados?

Eles são fruto de anos da Niantic com o Ingress.
Esses locais vieram do cruzamento de dados das bases do Google Mapas e também das sugestões que os usuários foram dando ao longo do tempo com os portais no Ingress (que possuem uma função similar).
Então, de certa forma, é uma mistura do levantamento quantitativo “mecânico” do Google para o grosso dos PokéStops, seguido de uma “ajuda” dos usuários.

Por que tantos PokéStops são igrejas?

A Niantic era uma empresa do Google (que agora se chama Alphabet) e seu fundador, John Hanke, trabalhou diretamente no Google Maps.
Assim, todos os PokéStops foram colocados em estabelecimentos ou locais populares que estão na geolocalização do usuário.
Por conta disso, igrejas são lugares que se tornam esses pontos de parada, mas também cafés, lanchonetes, delegacias e muito mais.
Não houve um filtro por parte dos desenvolvedores para evitar que determinados locais fossem PokéStops como o Museu do Holocausto, em Washington, e o memorial do 11 de Setembro, em Nova York.

É seguro jogar Pokémon Go

?
Depende, o game acessa dados completos da conta do Google do usuário como e-mails, número de telefone, galeria de fotos e etc…
Essa permissão ao acesso destes conteúdos é dada pelo usuário ao aceitar os termos de uso do jogo.

Há riscos de acidentes, já que as pessoas quando estão jogando Pokémon Go não prestam a atenção ao que existe ao redor.
Há relatos de jogadores distraídos atravessando ruas sem olhar para os lados.
Os cuidados são os mesmos de quando você está digitando mensagens andando pela rua.

Próximo Post

Anterior Post



Top 50


iEXE




9dades
       Copyright 2000-2015 - 9dades