Porque da dificuldade de olhar nos olhos

Pesquisadores no Japão sugerem que há uma surpreendente razão neurológica para que as pessoas evitem seu olhar ocasionalmente durante a conversa.
O contato visual realmente perturba recursos disponíveis para processos de controle cognitivo durante a geração de verbos.

Quando você precisa chegar a certas palavras sob certas circunstâncias, manter o contato visual esgota certos recursos do cérebro que você precisa para encontrar a palavra.

Então você desvia o olhar.
Para testar isso, os pesquisadores pediram a 26 participantes manter contato visual com um rosto gerada por computador enquanto jogavam um jogo de associação de palavras.

Porque da dificuldade de olhar nos olhos
Porque da dificuldade de olhar nos olhos
Porque da dificuldade de olhar nos olhos

Olhando para o rosto não parece interferir com a sua capacidade de chegar a verbos facilmente associado a substantivos como a palavra “tesoura”, levando a pessoa a pensar em “corte”.
Mas quando os substantivos eram mais difíceis, eles tinham muitas associações ou eram obscuros – levando assim os participantes mais tempo para pensar em um verbo.

A Ciência resume
Fazer contato com os olhos em uma conversa é certamente possível.

Essa característica também tem influências culturais.
No Brasil não fazer esse contato, muitas vezes tem conotação negativa.
Em outras culturas com menos ênfase em contato com os olhos, permitem aos interlocutores pensar mais profundamente durante uma determinada conversa.

Próximo Post

Anterior Post