Uma noite maldormida é ruim para todo mundo.
Mas, para as mulheres especificamente, causa estresse psicológico e aumento de sentimentos ruins, como depressão e raiva.

Durante o sono profundo, o cérebro tem a oportunidade de se recuperar do desgaste diário, o que é indispensável para renovar a memória, os pensamentos e a linguagem.

A lógica é simples:
Quanto mais usamos o cérebro durante o dia, mais tempo precisamos descansar.
No caso das mulheres, que costumam realizar várias tarefas diferentes ao mesmo tempo, sem dúvida, o sono é uma necessidade maior.
Isso não quer dizer que os homens não precisem de mais tempo de sono.

Quando um homem usa muito o esforço mental, toma bastante decisões e passa a maior parte do tempo realizando trabalhos complexos, com certeza ele precisa dormir mais do que a média masculina exige.
Porém provavelmente não necessitará tanto quanto uma mulher.

O que acontece é que o cérebro feminino é diferente, pois é submetido a diversas atividades, e exige pelo menos 20 minutos a mais de descanso.
Ou seja, dormir 8 horas nem sempre será suficiente para elas.

Dicas pra quem tem dificuldades para dormir

Tenha uma rotina de sono.
Isso ajuda o cérebro a entender a hora que deve dormir e relaxar previamente.

Evite alimentos estimulantes, principalmente perto de dormir.
Estamos falando de café, chocolate e alimentos açucarados, pois eles, ao invés de relaxar, despertam o corpo.

Faça meditação e/ou ioga.
Estas atividades ajudam a combater insônia, ansiedade e estresse.

Garanta a melatonina.
Especialistas afirmam que ela ajuda a dormir melhor e contribui para a nossa saúde.
Você pode adquirir a dose diária dessa substância dormindo bem à noite, num local escuro, ou tomando um suplemento.
Mas neste caso o seu médico deve prescrever a dosagem da suplementação.