Porque só dormimos bem na nossa cama?

É normal que muitos de nós já tenha passado pela experiência de dormir fora de casa e acordarmos com a sensação de não ter dormido bem.
A ciência tem a explicação de porque só dormimos bem em nossa cama.

Uma equipe de pesquisadores descobriu que quando dormimos noutra cama que não a nossa, o lado esquerdo do cérebro permanece ativo, e evita dormir profundamente, esta ação é uma estratégia evolutiva.

Porque só dormimos bem na nossa cama?
Porque só dormimos bem na nossa cama?
Porque só dormimos bem na nossa cama?

O hemisfério esquerdo do cérebro permanece alerta, sem dormir, como forma de proteção contra possíveis perigos que possam surgir num ambiente estranho, mostra o estudo publicado na Current Biology.

Esta é a razão pela qual, segundo os autores da pesquisa, quando passamos noite num hotel ou na casa de um familiar ou amigo o sono não é pleno, não dormimos bem.

O estudo analisou as imagens dos cérebros de 35 voluntários, que passaram várias noites no laboratório e os resultados mostram que o lado esquerdo do cérebro permaneceu mais sensível ao som.
As razões pela qual o lado esquerdo permanece mais ativo que o direito ainda não estão claras para os pesquisadores.

Animais marinhos e algumas aves têm um sono uni-hemisférico, ou seja, um hemisfério está desperto e o outro adormecido.

A capacidade do lado esquerdo do cérebro de permanecer alerta parece ser uma estratégia evolutiva, já que dormir profundamente poderia significar ficar mais exposto ao perigo.

Porque só dormimos bem na nossa cama?
Porque só dormimos bem na nossa cama?
Porque só dormimos bem na nossa cama?

Este mecanismo de defesa pode ser minimizado se quando formos dormir fora levarmos nosso travesseio preferido, isso ajuda o sexto sentido noturno a sentir mais segurança.

Os cérebros dos seres humanos são muito flexíveis e as pessoas que dormem em lugares novos muitas vezes não têm necessariamente uma falta de sono regular, explicou um dos pesquisadores.

Pesquisas anteriores já haviam confirmado que o sono de muitas pessoas é afetado pelo síndrome da primeira noite, que faz com que durmamos mal na primeira noite que passamos fora de casa.
Esta investigação veio reforçar essa teoria.

O efeito de dormir a primeira noite fora de nossa cama é bem conhecido mas é a primeira vez que as assimetrias das redes neurais do cérebro são documentadas.

dormir-cama-dormir bem-dormir mal-ambiente-pleno-primeira noite-sono-cérebro-noite-familiar-dormir profundamente 2

Próximo Post

Anterior Post



Top 50
Boo, o cachorro mais bonito do mundo Dicas financeiras – Como juntar dinheiro Raças de gatos fora do comum Carne na panela / Carne de panela A praia escondida mais bonita do mundo Calcinhas para aumentar o bumbum Hotel – Praias de nudismo As mulheres mais lindas do mundo Roupas que enlouquecem os homens Horta caseira – Dicas O sucesso de Anastasiya Kvitko no Instagram Novo Fiesta Sport Mulher sem roupa na rua Honda HR-V – Honda HRV Guerra do Vietnã – Vietnam War Sue Lasmar – O corpo mais perfeito de USA Game of Thrones – Rosie Mac x Emilia Clarke Mulher sem calcinha Depilaçao genital As mulheres e as lingeries Entrevero – carne na tabua – carne no disco Novo Jetta – Volkswagen Jetta Novo Jetta – Volkswagen Jetta As praias mais lindas do mundo Sexting adolescente Receita à la minuta Segredos da mulher de touro Renault Sandero Stepway James Bond contra SPECTRE Arte das unhas – Unhas decoradas Segredos da mulher de sagitário Renault KWID Stand Up Paddle Qual o gato mais lindo do mundo? Utilidades da água oxigenada Tijolo de encaixe – Tijolo ecológico Essa é pros comilões. Vai encarar? Essa é pros comilões. Vai encarar? A história do Volkswagen Gol Segredos da mulher de leão Seres humanos e cavalos Segredos da mulher de capricórnio A história e evolução do bikini A moda plus-size – Modelos plus-size Bento Gonçalves – RS Jessie J – Flashlight – A Escolha Perfeita 2 Receitas com Bacon Segredos da mulher de escorpião Os signos revelam os segredos das mulheres Coachella Valley Music and Arts Festival