Programa de fidelidade – trocar seus pontos

Programas de fidelidade permitem trocar pontos acumulados por produtos e serviços que vão muito além da aquisição de passagens aéreas.

Os pontos acumulados em programas como Multiplus, Dotz e Netpoints podem ser trocados por créditos em postos de combustível, supermercados, ou para compra de produtos como roupas, cosméticos, eletrônicos e até mesmo para pagamento de contas de luz, água e impostos.

Essas possibilidades de troca vêm chamando a atenção dos consumidores por serem uma maneira de complementar a renda e manter o equilíbrio do orçamento.

Veja abaixo os produtos e serviços que podem ser pagos com os pontos gerados em compras nos programas de fidelidade:

SERIUS-FE-Financeiro-Empresarial-3

1) Hotéis

Programas de fidelidade geralmente permitem a troca de pontos por estadias em hotéis, além do resgate direto de viagens.

No Multiplus, por exemplo, é possível adquirir trocar os pontos por créditos no programa de fidelidade Le Club Accor, que permitem comprar ou abater uma parte do valor de diárias nos hotéis de toda a rede. No caso da rede de hotéis Atlantica, a reserva de diárias com o uso de pontos pode ser feita no próprio site do programa de fidelidade.

No Dotz, é possível obter diárias nas redes Comfort e Radisson a partir de 8 mil pontos. O Smiles, da Gol, também oferece essa alternativa.

2) Estacionamentos em aeroportos e táxis

Os pontos também podem ser trocados por diárias em estacionamentos localizados em aeroportos e são aceitos por táxis executivos que partem dos terminais aéreos para diversas regiões da cidade.

Para permanecer 15 horas no Airport Park, do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, são necessários 1.200 pontos no Multiplus, por exemplo. Já quem tiver 11 mil pontos acumulados no programa pode adquirir sete diárias no estacionamento de longa permanência. Os vouchers valem por 120 dias, contados a partir do resgate.
SERIUS-FE-Financeiro-Empresarial-4
Para realizar viagens com táxis executivos que partem dos aeroportos do Rio de Janeiro para diversas regiões da cidade, é exigida uma pontuação a partir de 3.540 pontos no programa de fidelidade.

3) Cosméticos e produtos de higiene

A pontuação obtida em programas de fidelização também pode ser utilizada para adquirir produtos de higiene pessoal e cosméticos, vendidos em lojas virtuais de fabricantes e também em redes de farmácia.

O Dotz oferece vale compras nos valores de 30 reais a 100 reais na rede de farmácias Pague Menos. Para adquirir os vouchers, é necessário acumular ao menos 1.780 pontos no programa.

Já no Multiplus, quando o cliente acumula 2 mil pontos, ele pode transferir os créditos para o programa de fidelidade da rede Droga Raia, que permite comprar os produtos vendidos na rede. O programa de fidelidade também tem parceria com a loja virtual da Natura, na qual produtos da marca podem ser resgatados a partir de 1.400 pontos.
SERIUS-FE-Financeiro-Empresarial-6

4) Vale-presentes

Outra forma de utilizar a pontuação acumulada nos programas é resgatar vale-presentes personalizados, na forma de cartões pré-pagos.

É possível trocar o vale por um jantar em um restaurante, compras em lojas ou ingressos para shows e espetáculos teatrais. Esses créditos podem ser válidos por até seis meses.

5) Serviços automotivos

Montadoras e prestadores de serviços de reparo para o carro também podem dar vouchers de desconto no uso de pontos.

Por exemplo, com 1.850 pontos no Multiplus, é possível obter um vale-peças, serviço ou acessórios no valor de 35 reais em concessionárias da Peugeot. Com 105.270 pontos acumulados, é possível resgatar um carro zero-quilômetro da marca.

6) Materiais de construção

O consumidor também pode obter descontos em materiais de construção com a pontuação acumulada nos programas de recompensa.

Um exemplo é a rede Center Castilho, em São Paulo, na qual é possível pedir descontos antes de concluir compras em lojas físicas utilizando pontos Multiplus.
SERIUS-FE-Financeiro-Empresarial-5

7) Artigos infantis

Programas de fidelidade também permitem trocar pontos por produtos para bebês e crianças. São roupas, acessórios e também brinquedos.

8) Roupas e calçados

Lojas de vestuário e calçados dão descontos que podem variar entre 20 reais a 500 reais em produtos caso o consumidor utilize pontos do programa de fidelidade.

Os vouchers podem ser tanto resgatados para compras em lojas virtuais, como na loja física mais próxima ao consumidor.

A obtenção dos vouchers pode ser condicionada a um valor mínimo de compra. Geralmente, esses cupons têm prazo de validade, que pode ser equivalente a 90 dias ou até 12 meses.
SERIUS-GP-Gestor-Financeiro-Pessoal-1

9) Eletrônicos e eletrodomésticos

Programas de fidelidade também permitem resgatar eletrodomésticos e eletrônicos, como smartphones e tablets, com o uso de pontos.

Caso o consumidor queira comprar um iPad utilizando sua pontuação no Multiplus, por exemplo, são necessários 84 mil pontos.

10) Restaurantes

Também é possível obter cupons de desconto em restaurantes utilizando a pontuação acumulada.

Geralmente, o voucher pode ser utilizado apenas em uma lista de estabelecimentos. Cada um oferece um porcentual de desconto diferente, e pode exigir mais ou menos pontos.

11) Cursos

Cursos de inglês e até sobre investimentos também podem ser resgatados com os pontos. O percentual de desconto pode corresponder apenas a uma taxa de inscrição ou um curso completo de uma semana no exterior, com acomodação inclusa.

12) Locação de carros

Programas de fidelidade não se resumem ao acúmulo de milhas com o objetivo de resgatar passagens aéreas. Veja maneiras de utilizar pontos
© Thinkstock Programas de fidelidade não se resumem ao acúmulo de milhas com o objetivo de resgatar passagens aéreas. Veja maneiras de utilizar pontos
Uma outra alternativa para usar os pontos é contratar serviços de aluguel de carros. Quanto maior a pontuação, mais sofisticado pode ser o veículo adquirido.

Locadoras, como Hertz e Unidas, têm parcerias com programas de fidelização. É possível realizar a reserva no próprio site do plano de fidelidade, já no momento de resgate dos pontos.
SERIUS-GP-Gestor-Financeiro-Pessoal-2

SERIUS-FE-Financeiro-Empresarial-1

13) Serviços e produtos para pets

Alguns programas de fidelidade também permitem resgatar produtos e serviços para o animal de estimação com pontos, como brinquedos, consultas ao veterinário e sessões de adestramento.

14) Combustível

Uma forma prática de utilizar pontos no dia a dia é resgatá-los em postos de combustível. Essa opção é oferecida no Dotz, Netpoints e Multiplus, por meio de parcerias com a rede de postos Ale, Quality e Ipiranga, respectivamente.

Por exemplo, para obter 72 reais de crédito em combustível e pontos bônus no Multiplus, é necessário acumular 4 mil pontos.

15) Livros e DVDs

Redes de livrarias e lojas virtuais de varejistas também oferecem cupons de desconto na aquisição de livros e DVDs para quem utilizar pontos acumulados nos programas de fidelidade.

16) Artigos para casa

Redes de móveis e objetos de decoração e fabricantes de utilidades domésticas também têm parcerias com programas de fidelidade para oferecer vale-presentes ou produtos que podem ser resgatados em lojas virtuais.
SERIUS-FE-Financeiro-Empresarial-1

17) Supermercados

Programas de fidelidade também permitem trocar pontos por vale-compras em supermercados de grande ou pequeno porte, com atuação regional e nacional.

A Netpoints, por exemplo, tem parceria com cerca de 18 redes de supermercados. Para realizar o resgate, o consumidor precisa se identificar com CPF e senha numérica. Os pontos podem ser trocados por descontos (400 pontos = 5 reais) ou produtos específicos dos varejistas (a partir de 50 pontos). A troca por produtos pode ser feita diretamente nos caixas.

18) Academias

Algumas redes de academias também aceitam pagamentos em pontos. No Multiplus, um plano mensal na rede Smart Fit pode ser resgatado por 3.330 pontos, por exemplo. Já o plano de um ano mais completo pode exigir a utilização de 50.420 pontos.
SERIUS-FE-Financeiro-Empresarial-2

19) Telefonia

Também é possível realizar recargas de crédito no celular ou transferir pontos para programas de fidelidade de operadoras de celular, que permitem tanto a compra de celulares quanto o uso dos pontos para abatimento da fatura.

20) Pagamento de contas

O Dotz permite utilizar a pontuação do programa para o pagamento de contas de luz, água e impostos.

Para realizar o pagamento, o cliente precisa apenas informar o código de barras, valor e data do vencimento da conta para verificar quantos pontos são necessários para concluir a operação. Cada consumidor pode quitar quatro contas de até 300 reais por mês com o uso de pontos.

Próximo Post

Anterior Post



Top 50


iEXE




9dades
       Copyright 2000-2015 - 9dades