Razões para comer chocolate sem culpa

A palavra chocolate provém do espanhol chocolate, que por sua vez foi originado a partir de línguas indígenas mesoamericanas.
Contudo, sua origem não é completamente esclarecida, existindo versões diferentes para tal.
Segundo a primeira, o termo derivaria de chocola’j (ou chokola’j), que significa “beber chocolate juntos”.
Alguns dicionários afirmam que a palavra vem da língua náuatle, a língua dos astecas, no caso, xocolātl (/ʃo.ko.laːtɬ/), que, por sua vez, é resultado na fusão de xococ “amargo” + atl “água”.

Razões para comer chocolate sem culpa
Razões para comer chocolate sem culpa
Razões para comer chocolate sem culpa

O chocolate mencionado nesse artigo é o chocolate preto, com pelo menos 70% de cacau.

Razões para comer chocolate sem culpa
Razões para comer chocolate sem culpa
Razões para comer chocolate sem culpa

Os benefícios

Torna-nos mais espertos

Quem come chocolate pelo menos uma vez por semana melhora a memória e o pensamento abstrato, concluiu um grupo de pesquisadores liderados por Georgina Crichton, especialista em nutrição da Univerisdade da Austrália do Sul.
“É significativo. Abrange um número de domínios cognitivos”, confirma outro dos líderes do estudo, Merrill Elias, ao Washington Post.
No dia-a-dia, este efeito positivo no cérebro pode traduzir-se em maior facilidade em lembrar um número de telefone, a lista de compras ou fazer duas coisas em simultâneo. Para a investigação foram seguidas mais de mil pessoas.

Não engorda

Investigadores da Universidade de Granada, Espanha, conseguiram demonstrar cientificamente que um alto consumo está associado a níveis mais baixos de gordura total e abdominal.
E esses níveis mais baixos de gordura não dependem de praticar ou não atividade física ou da dieta, comprova o estudo.

Diminui risco de AVC

Uma pesquisa analisou a saúde e o consumo de chocolate de quase 21 mil adultos e chegou a uma quantidade diária que diminui significativamente o risco de doenças cardíacas e AVC.

Faz bem à tosse

O chocolate cria uma camada que protege as terminações nervosas da garganta controlando a vontade de tossir, assegura este estudo.

Pode proteger contra efeitos do sol

Um estudo publicado pelo National Institutes of Health em 2014 concluiu que o chocolate pode ser um “forte aliado contra os efeitos prejudiciais do sol”

Anti-envelhecimento

Os antioxidantes presentes no chocolate amargo libertam o corpo de substâncias causadoras de alterações nas células, que acabam por acelerar o seu envelhecimento.
A oxidação das células pode ainda traduzir-se em doenças graves como alguns tipos de cancro, problemas cardiovasculares e infeções.
Bem estar psicológico: o chocolate contém várias componentes associadas a uma melhoria do humor, incluindo feniletilamina, o mesmo químico produzido pelo cérebro quando nos sentimos apaixonados, que por sua vez contribui para a libertação de endorfinas e a aumento do nível de serotonina, que agem como antidepressivos.

Beleza

Utilizado em massagens, máscaras e outros cosméticos, quando aplicado na pele o chocolate é extremamente hidratante.

Melhoria da função cognitiva

O chocolate contribui para uma melhor oxigenação no cérebro e ajuda a melhorar a função cognitiva e fluência verbal nos idosos. Além disso, contém cafeina e teobromina, substâncias estimulantes.

Prevenção da pré-eclâmpsia durante a gravidez

Uma pesquisa da universidade de Yale sugere que as mulheres que comam chocolate, em pequenas quantidades, pelo menos cinco vezes por semana, estão 40% menos propensas a desenvolver o problema do que aquelas que o consomem menos de uma vez.

Nutrição

O chocolate preto contém vitaminas e minerais essenciais, tais como potássio, cobre, ferro e magnésio.
É também rico em fibras, potássio, fósforo e selênio.

Anti-stress

Vários estudos ligam o consumo de chocolate a uma redução significativa nos níveis hormonais de cortisol, associado ao stress.

Desgaste físico

Por conter carboidratos e proteínas, dois estudos realizados por cientistas da Universidade do Texas concluíram que o leite com chocolate é a melhor bebida recuperar depois da atividade física.

chocolate-amargo-cacau-chocolate preto-Não engorda-AVC-dieta-estudo-envelhecimento-Anti-envelhecimento-antidepressivos-Nutrição-fibras-potássio-fósforo 1

Próximo Post

Anterior Post



Top 50
Boo, o cachorro mais bonito do mundo Dicas financeiras – Como juntar dinheiro Raças de gatos fora do comum Carne na panela / Carne de panela A praia escondida mais bonita do mundo As mulheres mais lindas do mundo O sucesso de Anastasiya Kvitko no Instagram Hotel – Praias de nudismo Calcinhas para aumentar o bumbum Roupas que enlouquecem os homens Mulher sem roupa na rua Horta caseira – Dicas Novo Fiesta Sport Guerra do Vietnã – Vietnam War Mulher sem calcinha Honda HR-V – Honda HRV Sue Lasmar – O corpo mais perfeito de USA Game of Thrones – Rosie Mac x Emilia Clarke Entrevero – carne na tabua – carne no disco Depilaçao genital Novo Jetta – Volkswagen Jetta Novo Jetta – Volkswagen Jetta As praias mais lindas do mundo As mulheres e as lingeries Receita à la minuta Sexting adolescente Segredos da mulher de touro Renault Sandero Stepway Arte das unhas – Unhas decoradas Renault KWID Segredos da mulher de sagitário Stand Up Paddle James Bond contra SPECTRE Qual o gato mais lindo do mundo? Utilidades da água oxigenada Essa é pros comilões. Vai encarar? Essa é pros comilões. Vai encarar? A história do Volkswagen Gol Tijolo de encaixe – Tijolo ecológico Segredos da mulher de leão Bento Gonçalves – RS A moda plus-size – Modelos plus-size Seres humanos e cavalos Jessie J – Flashlight – A Escolha Perfeita 2 Segredos da mulher de capricórnio A história e evolução do bikini Receitas com Bacon Segredos da mulher de escorpião Como fazer panqueca? Os signos revelam os segredos das mulheres