Receita – Petit Gâteau

O Petit Gâteau chegou há um tempo ao Brasil e conquistou tanto os brasileiros que virou uma sobremesa muito mais abrasileirada que francesa.
Na França, aliás, não há petit gâteau. Pelo menos não esse que conhecemos.
O mais próximo são o moelleux e ofondant, ambos bolos de chocolate “mal passados”, firmes por fora e cremosos por dentro.

A palavra francesa gâteau (bolo, em português) é usada frequentemente para dar nome a bolos e tortas cobertos com glacê ou calda, cuja massa substanciosa tem consistência entre o seco e o úmido.
Conhecida desde a Idade Média, a sobremesa correu o mundo e, de mesa em mesa, ganhou novas características.
Originalmente, a iguaria consistia num bolo gelado com várias camadas de creme, totalmente diferente do que é hoje.

Petit Gâteau tradicional

Receita do chef Erick Jacquin
Petit Gateau, Receita, Petit, Gateau, Erick Jacquin, bolo, como fazer, como fazer Petit Gateau, tortas, glace, calda, Petit Gateau de banana, Petit Gateau de limao 2
Ingredientes
5 ovos inteiros
5 gemas
170g de açúcar
100g de farinha de trigo
250g de chocolate meio amargo
250g de manteiga sem sal

Modo de preparo
Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria. Em uma batedeira, bata as gemas, os ovos inteiros e o açúcar. Adicione o chocolate derretido à mistura das gemas e, em seguida, junte a farinha peneirada, misturando até obter uma massa homogênea. Unte com manteiga sem sal quatro pequenas formas redondas antiaderentes de 6 cm de diâmetro e reserve em uma assadeira em lugar fresco.

Coloque a massa nas formas e asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 4 minutos (retire assim que estiver com a superfície assada). Desenforme e polvilhe açúcar de confeiteiro. Sirva com uma bola de sorvete de baunilha. Se a massa estiver na geladeira, tirar 40 minutos antes para que esteja na temperatura adequada para ir ao forno. Unte as forminhas somente com manteiga. Nunca deixe a massa já na forminha na geladeira, pois isso dificulta na hora de desenformar. O tempo de validade da massa crua, sob refrigeração, é de cinco dias.

Petit Gâteau fácil de nutella

Receita da chef Morena Leite
Petit Gateau, Receita, Petit, Gateau, Erick Jacquin, bolo, como fazer, como fazer Petit Gateau, tortas, glace, calda, Petit Gateau de banana, Petit Gateau de limao 1
Ingredientes
100g de manteiga
1 pote de Nutella
5 ovos inteiros
50g de farinha de trigo

Modo de preparo
Derreta a manteiga e mistura com a Nutella, adicione as gemas peneiradas, as claras e por último a farinha peneirada. Unte as forminhas com manteiga e farinha, leve ao forno à 180 graus de 5 à 7 minutos.

Petit Gâteau de banana

Petit Gateau, Receita, Petit, Gateau, Erick Jacquin, bolo, como fazer, como fazer Petit Gateau, tortas, glace, calda, Petit Gateau de banana, Petit Gateau de limao 3
Ingredientes
400 gramas de bananada
200 gramas de manteiga
120 gramas de açúcar
1 colher de sopa de chocolate em pó
80 gramas de farinha de trigo
4 gemas
4 ovos inteiros

Modo de preparo
Em uma panela em foto baixo, aquecer a bananada e a manteiga e misturar até que fique homogêneo. Em uma vasilha, bater levemente os ovos e as gemas com o açúcar. Quando começar a ficar esbranquiçado, incorporar a farinha e o chocolate em pó. Adicionar a primeira mistura e enformar em forminhas individuais. Deixar repousar no refrigerador por pelo menos 2 horas e assar em forno quente por 8 minutos. Servir com sorvete de canela (ou seu preferido).

Petit Gatêau de limão

Receita União
Petit Gateau, Receita, Petit, Gateau, Erick Jacquin, bolo, como fazer, como fazer Petit Gateau, tortas, glace, calda, Petit Gateau de banana, Petit Gateau de limao 4
Ingredientes
1 xícara (chá) de manteiga amolecida (200g)
1 xícara (chá) cheia de farinha de trigo (110g)
180 gramas de chocolate branco, picado e derretido em banho-maria
4 colheres (chá) de raspas de limão (8g)
½ xícara (chá) de açúcar refinado (80g)
1 colher (chá) de essência de baunilha (5ml)
4 ovos inteiros (cerca de 240g) manteiga, para untar
4 gemas (cerca de 80g)

Modo de preparo
Misturar os ingredientes pela ordem indicada e colocar na forma untada com manteiga. Leve à geladeira por pelo menos 1 hora. Asse no forno preaquecido até que as laterais comecem a ferver e o centro esteja úmido e brilhante. Deixe amornar e desenforme sobre o prato escolhido, sirva quente com sorvete de creme, flocos ou chocolate. Dica: o tempo de forno pode variar. O ideal é retirá-lo do forno quando a borda do petit gâteau estiver borbulhando e o centro ainda mole. Se assar demais ele perderá o recheio.

Petit Gateau, Receita, Petit, Gateau, Erick Jacquin, bolo, como fazer, como fazer Petit Gateau, tortas, glace, calda, Petit Gateau de banana, Petit Gateau de limao 5

Próximo Post

Anterior Post



Top 50


iEXE




9dades
       Copyright 2000-2015 - 9dades