Saúde – Dormir menos de seis horas

Uma nova pesquisa apresentada no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia de 2018, em Munique, na Alemanha, sugere uma conexão entre dormir menos de seis horas, ou acordar várias vezes à noite, e endurecer as artérias .

O estudo, conduzido por Fernando Dominguez, MD, PhD, do Centro Nacional Espanhol de Pesquisa Cardiovascular, monitorou a qualidade do sono e a quantidade de 3.974 adultos saudáveis ​​de meia-idade por sete dias.

Eles usaram a tecnologia de ultrassonografia para avaliar as artérias do pescoço e da perna do paciente e dividiram-nas em cinco grupos com base na duração do seu tempo de sono.

Dormir menos de seis horas

Pesquisadores descobriram que pessoas que dormem muito pouco tiveram significativamente mais aterosclerose, ou endurecimento de artérias , do que aquelas que tiveram entre sete e oito horas.

As artérias

Embora este estudo sugira uma possível associação entre o sono e a saúde das artérias, Alan Ackermann, DO, FACC, um cardiologista da TopLine que atua em Aventura, Flórida, diz que a pesquisa indica apenas uma associação entre a saúde do sono e das artérias .
Assim, embora as artérias endurecidas se liguem ao tempo de sono, isso não significa que os tempos de sono específicos causam diretamente esse efeito.
Além disso, diz o Dr. Ackermann, o tipo de aterosclerose relatado não foi encontrado em nenhuma artéria coronária que fornece sangue ao coração .

Dr. Ackermann também observa que a maioria dos indivíduos que dormiram menos tiveram uma maior incidência de síndrome metabólica, que já está associada a um risco aumentado de doença cardiovascular .

Os participantes do estudo também podem ter uma incidência maior de apneia do sono outra condição que é um fator de risco suspeito para doença cardiovascular , de acordo com o Dr. Ackermann.

Os hábitos

Os maus hábitos de sono por qualquer motivo podem ter um impacto negativo e semelhante a uma bola de neve no corpo em geral.
Dr. Ackermann diz que o sono insuficiente pode aumentar o risco de desenvolvimento de resistência à insulina e diabetes ou obesidade a longo prazo, sendo ambos os principais contribuintes para doenças cardiovasculares.

Conclusão :
Mais pesquisas são necessárias para a ligação específica entre o sono e as artérias.
Dr. Ackermann diz, no entanto, que ter uma boa noite de sono é sempre uma boa ideia para a sua saúde e bem-estar geral.

Postado: 2 semanas / Visualizado: 14

Combustível,
mês passado
gastou quanto?