Sexting adolescente

Pesquisa revela que compartilhar fotos íntimas via celular e praticar sexo são atividades afins para os jovens.
Eles, contudo, subestimam riscos envolvidos.

Sexting adolescente
Sexting adolescente
Sexting adolescente

Uma pesquisa publicada nos Estados Unidos nesta semana revelou que quase 30% dos adolescentes americanos já praticaram alguma vez o sexting – ou seja, usaram seus smartphones para disparar mensagens contendo fotos em que aparecem nus, acompanhadas ou não de texto.
O número, é claro, assusta.
E os estudiosos da Universidade do Texas responsáveis pela pesquisa descobriram ainda outras pistas que ajudam a entender melhor esse fenômeno.
A principal delas é que o sexting tem um vínculo com a prática “real” do sexo.

Sexting adolescente, um convite para o sexo.

De acordo com o levantamento, entre as adeptas do compartilhamento de fotos íntimas, cerca de 80% já praticaram sexo; o número de sexualmente ativas cai pela metade entre aquelas que também não se envolvem com sexting.
Entre os garotos, o comportamento é semelhante.

Ainda não é sabido se é o sexting que leva ao sexo ou vice-versa, mas a prática de compartilhar essas imagens íntimas parece ser um bom indício de comportamento sexual.
Se um adolescente está enviando SMS com fotos ousadas, provavelmente já está fazendo sexo ou está a caminho de perder a virgindade.

Sexting adolescente
Sexting adolescente
Sexting adolescente

O levantamento da Universidade do Texas também descobriu que as fotos não são enviadas indistintamente. Normalmente, o sexting é direcionado a uma pessoa específica, com quem o adolescente já namora – ou gostaria de namorar.
Outra revelação importante traça uma distinção clara entre homens e mulheres.
Quase 70% das garotas ouvidas na pesquisa afirmaram que já receberam a solicitação que pode dar início ao sexting, algo no estilo: “Me envie uma foto íntima sua.
Entre os rapazes, o índice é bem menor: 42% deles já foram convidados à prática.

O estudo americano considerou apenas imagens de nudez enviadas pelo celular, descartando casos em que jovens usam o computador ou outro meio digital para mandar autorretratos picantes.
É o que a própria expressão “sexting” sugere.

Sexting adolescente
Sexting adolescente
Sexting adolescente

A palavra, que já entrou para o dicionário Oxford da língua inglesa, é a junção de outras duas: “sex”, sexo, e “texting”, que designa a troca de mensagens de texto via celular.
Pesquisas que levam em conta também o computador costumam encontrar taxas de adesão menores à prática – daí o susto com os 30% revelados pelo novo estudo.

Isso serve de alerta aos brasileiros.
A pesquisa que se tornou referência sobre o assunto no país, feita em 2009 pela SaferNet, associação que zela pelos direitos humanos na internet, apontou que 12,1% das 2.525 crianças e adolescentes ouvidos já haviam praticado o sexting usando algum dispositivo eletrônico.
É possível, portanto, que a participação seja maior, se forem considerados os celulares exclusivamente.

A lógica e os especialistas têm argumentos razoáveis para explicar por que os telefones móveis concentram – e estimulam – o sexting.
Em primeiro lugar, porque o celular é um dispositivo para uso e porte pessoal por excelência, o que garante privacidade a seu proprietário.
No caso do computador, dá-se o inverso, e não raro a máquina é compartilhada por várias pessoas da família.
No celular, é muito fácil tirar uma fotografia e mandá-la em seguida para um amigo ou pretendente.
Já no computador, é preciso salvar a foto e anexá-la a um e-mail, por exemplo. Esse percurso maior faz com que o adolescente tenha mais oportunidade de refletir sobre o que está fazendo.”

Refletir sobre o sexting é uma etapa oportuna – obrigatória, na verdade -, diante dos riscos a que estão sujeitos seus praticantes.
Uma das mais frequentes ameaças é o vazamento indiscriminado das fotos, originalmente enviadas para destinatários (e com propósitos) bem definidos.

Sexting adolescente
Sexting adolescente
Sexting adolescente

Seja nos Estados Unidos ou no Brasil, as ocorrências mais alarmantes parecem seguir um roteiro: a garota manda suas fotos para o namorado, que, após o término do relacionamento, as repassa a amigos e inimigos, preferencialmente os colegas de escola. A protagonista da trama, é claro, é esmagada pelo constrangimento.

O castigo é certo, previsto em lei.
Mas seu potencial pedagógico é colocado em xeque pela SaferNet, entidade que continua a se dedicar à questão.
“Penalizar ações individuais nesse caso é como enxugar gelo.
Seria mais produtivo nos antecipar ao problema, tentando ensinar os adolescentes a fazer boas escolhas na internet”, diz o psicólogo Rodrigo Nejm, diretor de prevenção da SaferNet e estudioso do assunto.
“A sexualidade da criança e do adolescente ainda é um tabu para muitos pais e educadores.
É preciso conversar com eles e ensiná-los a usar a tecnologia com consciência.”
Fonte: veja

Próximo Post

Anterior Post



Top 50
Boo, o cachorro mais bonito do mundo Dicas financeiras – Como juntar dinheiro Raças de gatos fora do comum Carne na panela / Carne de panela A praia escondida mais bonita do mundo Calcinhas para aumentar o bumbum Hotel – Praias de nudismo As mulheres mais lindas do mundo Roupas que enlouquecem os homens Horta caseira – Dicas O sucesso de Anastasiya Kvitko no Instagram Novo Fiesta Sport Mulher sem roupa na rua Honda HR-V – Honda HRV Guerra do Vietnã – Vietnam War Sue Lasmar – O corpo mais perfeito de USA Game of Thrones – Rosie Mac x Emilia Clarke Mulher sem calcinha Depilaçao genital As mulheres e as lingeries Entrevero – carne na tabua – carne no disco Novo Jetta – Volkswagen Jetta Novo Jetta – Volkswagen Jetta As praias mais lindas do mundo Sexting adolescente Receita à la minuta Segredos da mulher de touro Renault Sandero Stepway James Bond contra SPECTRE Arte das unhas – Unhas decoradas Segredos da mulher de sagitário Renault KWID Stand Up Paddle Qual o gato mais lindo do mundo? Utilidades da água oxigenada Tijolo de encaixe – Tijolo ecológico Essa é pros comilões. Vai encarar? Essa é pros comilões. Vai encarar? A história do Volkswagen Gol Segredos da mulher de leão Seres humanos e cavalos Segredos da mulher de capricórnio A história e evolução do bikini A moda plus-size – Modelos plus-size Bento Gonçalves – RS Jessie J – Flashlight – A Escolha Perfeita 2 Receitas com Bacon Segredos da mulher de escorpião Os signos revelam os segredos das mulheres Coachella Valley Music and Arts Festival