Você deixa o celular carregando durante a noite?

Isso é algo que muitas pessoas fazem antes de dormir: plugar o carregador do smartphone na tomada para garantir 100% de bateria, no momento em que acordam.

Mas, será que esta é uma boa ideia?

Segundo especialistas, nunca se deve deixar o celular carregando durante a noite.

Aparentemente não, de acordo com alertas de algumas empresas fabricantes de bateria (e o motivo não é o mito de que elas “carregam demais”).

O problema é que carregar o celular constantemente faz com que a bateria esteja sempre sob pressão, pois assim que a carga cai pouco abaixo de 100%, já a carregamos novamente.

Hatem Zeine, fundador da empresa Ossia, que produz baterias wireless, disse à revista Time:

“Se você fizer as contas, vai perceber que, se deixar o telefone carregando enquanto dorme, ele vai passar de 3 a 4 meses do ano sendo carregado”.
Então, mesmo que os fabricantes façam o melhor possível para lidar com este cenário, esse processo inevitavelmente reduzirá a capacidade da bateria do smartphone”.

Carregando Celular Smartphone Bateria Especialistas Mito Verdade Noite Telefone Time Science Alert Carga 2

A melhor forma de carregar seu telefone não é deixá-lo carregando por horas mesmo depois de atingir os 100%, e sim permitir que o dispositivo receba diversas cargas menores ao longo do dia, segundo o Science Alert.

Quando um telefone fica carregando por horas, a bateria chega aos 100% e, em seguida, é carregada de pouco em pouco para ser mantida neste patamar.
Este padrão, de acordo com a Battery University, não é bom para a bateria.
A Battery University disse: “Quando o celular estiver completamente carregado, remova a bateria. Isso é como relaxar os músculos após uma sessão intensa de exercícios”.
As baterias de íon-lítio não precisam ser completamente carregadas, e é desejável que não o sejam, pois a alta voltagem pode estressá-las”.

E agora? Você vai continuar deixando o celular carregando durante a noite?

Próximo Post

Anterior Post